Bug no sistema do McDonald’s forneceu lanches de graça sem limite de quantidade

Imagine você poder realizar quantos pedidos quiser no McDonald’s e não ter que arcar com um só centavo para isso. Bem, essa mamata virtual era o que vinha acontecendo no sistema da multinacional de fast-food na Alemanha.

De acordo com o The Hack, isso era possível graças a duas vulnerabilidades na rede, que foram descobertas acidentalmente por dois pesquisadores de cibersegurança.

Lenny Bakkalian e David Albert descobriram esses bugs em novembro de 2019. A primeira falha estava na operação usada para recompensar clientes que respondem a um levantamento sobre a qualidade do atendimento. Ao fazer o pedido, o usuário recebia um código no final da nota fiscal, com token e um endereço web para completar o formulário. Assim, o consumidor ganhava um voucher para resgatar gratuitamente um copo pequeno de refrigerante, em sua próxima visita.

Depois de observar esse comportamento, Albert percebeu que o script exigia sempre o mesmo procedimento para liberar o mimo. A partir daí, foi só automatizar o gatilho e simular uma pessoa respondendo à pesquisa infinitamente — gerando assim quantos cupons bem entendesse.

É claro que nenhum pesquisador que ache um bug para por aí. Então, a dupla aprimorou esse software que enganava o gerador de cupons para aplicar a gratuidade em quaisquer outros produtos. Para explorar essa segunda vulnerabilidade, eles precisaram apenas usar um laptop como “proxy” para interceptar as informações do app, remover o valor do pedido e devolver os dados para o smartphone. Isso permitia que eles encerrassem a compra sem precisar pagar absolutamente nada.

Eles fizeram testes em dois estabelecimentos. No primeiro, requisitaram 15 lanches, mas avisaram se tratar de um bug no sistema e disseram para os funcionários cancelarem a entrega. No segundo, o gerente insistiu em entregar o pedido, que no final foi destinado a uma pessoa em situação de rua. Depois disso, a falha foi consertada e os especialistas foram recompensados — por valores (ou lanches) não divulgados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …