Mulheres sírias são forçadas a sexo em troca de ajuda humanitária

As mulheres sírias estão sendo sexualmente exploradas por homens a cargo da distribuição de ajuda humanitária das Nações Unidas e de outras organizações de caridade, revela uma nova investigação da BBC.

Segundo a BBC, que falou com alguns funcionários humanitários, esses homens trocam comida e caronas por favores sexuais. As primeiras denúncias ocorreram há três anos, mas, apesar disso, a exploração sexual continua no sul do país.

Em declarações ao canal britânico, os mesmos funcionários contam ainda que a exploração está tão generalizada que algumas das mulheres já se recusam a ir aos centros de distribuição, uma vez que as outras pessoas iriam assumir que ofereceram seus corpos para conseguir ajuda.

Uma das trabalhadoras assegura ainda que algumas das agências humanitárias ignoram os abusos porque só através de partes terceiras e de autoridades locais é que conseguem fazer chegar ajuda às zonas mais perigosas do país.

O Fundo de População da ONU (UNFPA) conduziu um relatório sobre violência de gênero na região, no ano passado, e concluiu que as situações estão mesmo acontecendo. No documento, intitulado “Vozes da Síria 2018”, a organização dá alguns exemplos:

“Mulheres e meninas que casaram com agentes da autoridade por breves períodos de tempo para lhes garantirem ‘serviços sexuais’ e assim poderem receber refeições”; “distribuidores pedindo números de telefone a mulheres e meninas”; “dando-lhes carona para casa ‘para terem algo em troca’” ou “obter distribuições em troca de ‘serviços’ como passarem uma noite com eles”, cita a BBC.

“As mulheres e meninas ‘sem guardiões do sexo masculino’, como viúvas, divorciadas e IDPs (Internally Displaced Persons), estão particularmente vulneráveis à exploração sexual”, acrescenta.

Abusos ignorados desde 2015

A exploração sexual começou a ser denunciada há três anos por Danielle Spencer, uma funcionária humanitária que ouviu as alegações em um campo de refugiados na Jordânia, em março de 2015.

“Eles estavam retendo a ajuda que tinha sido distribuída e usando a mesma ajuda para usar algumas das mulheres. Algumas estavam muito perturbadas. Lembro de uma mulher chorando em um quarto, estava muito perturbada pelo que tinha acontecido. As mulheres e meninas precisam ser protegidas quando vão tentar receber comida, sabão e outras coisas básicas. A última coisa que precisam é que homens em quem é suposto confiarem e que deviam lhes dar ajuda exijam sexo”, conta ao canal.

Meses depois, em junho de 2015, o Comitê Internacional de Resgate (IRC) conseguiu apurar, através da recolha de 190 testemunhos, que cerca de 40% das entrevistadas foram vítimas desses abusos.

Os dados foram analisados, no mês seguinte, em um encontro entre agências das Nações Unidas e outras organizações de caridade, o que levou alguns grupos no terreno a alterarem seus procedimentos.

Em declarações à emissora, Spencer considera que o setor da ajuda humanitária “ignora” o que se passa para garantir que o auxílio chega ao sul do país. “A ONU e o sistema atual escolheram deixar que os corpos das mulheres sejam sacrificados”, acusa.

Contatado pela BBC, um porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) diz que, na época, souberam das denúncias, mas que não tinham informações suficientes para identificar e punir os homens e as organizações responsáveis.

No entanto, a mesma fonte garante que o ACNUR abriu uma nova investigação para apurar mais dados sobre o assunto e para reforçar seus mecanismos de prevenção e de denúncia, assim como o treino de parceiros locais no terreno.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …