Dinheiro não cresce em árvore, a não ser para um esperto cão chamado Negro – que decidiu inventar sua própria moeda.
Negro mora no Instituto de Educação Técnica Diversificada de Monterrey, em Casanare, na Colômbia. O cachorro foi adotado pelos funcionários da escola, e circula livremente pelo pátio.
Lá, os alunos às vezes compravam biscoitos para o animal na cantina local, mas Negro aparentemente decidiu que era hora de parar de pedir e começar a pagar por seus próprios lanchinhos.
Depois de observar cuidadosamente os alunos do Instituto comprando seus alimentos com notas de dinheiro, o inteligente cão fez algo impensável. “Um dia, espontaneamente, ele apareceu com uma folha na boca, abanando o rabo e deixando claro que queria um biscoito”, disse a professora Angela Garcia Bernal.
O canino ofereceu a folha para a atendente da cantina que, surpresa e encantada, não pôde deixar de “vender” um biscoito para Negro. “Ele vem todos os dias”, disse Gladys Barreto, funcionária do local. “Ele sempre paga com uma folha”.

Como a fortuna do adorável cão cresce literalmente em árvores, o pessoal da cantina resolveu limitar o poder de compra diário de Negro. Ainda assim, a cena é das mais admiráveis.
“Quando você vê pela primeira vez, quase quer chorar. Ele encontrou uma maneira de se fazer entender. É muito inteligente”, conclui Bernal.
// HypeScience / Bored Panda