Calma, não foi dessa vez que o Orkut voltou

BBC / Orkut

Durante as últimas horas, quem acessou o Google Play deve ter se deparado com um aplicativo que supostamente havia voltado a loja do Android: o Orkut.

Criado por saudosistas da finada rede social, o app tenta ressuscitá-la oferecendo aos usuários a experiência dos antigos scraps, depoimentos e comunidades.

Em 2014, o Google resolveu enterrar o Orkut definitivamente, deixando disponível para os usuários da rede social uma ferramenta para backup dos dados que lá estavam. O aplicativo, que entrou na noite desta última sexta (6) na Play Store, utiliza o mesmo logo original do Orkut e segue à risca o design que todo brasileiro que viveu a internet nos anos 2000 conhece bem.

Na manhã deste sábado (7), o assunto já estava entre os mais discutidos no Twitter, onde centenas de usuários estavam comemorando o suposto ‘comeback’ do Orkut. Segundo os dados da Google Play, o ‘novo Orkut’ já foi baixado em mais de 50 mil aparelhos e tem 309 avaliações de usuários que já se cadastraram no app.

Quem baixou o app, contudo, se deparou com a seguinte mensagem em sua tela de início: “Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014″.

Apesar de todo o saudosismo envolvido entre os criadores do aplicativo que homenageia o antigo Orkut, devemos ser bastante cautelosos com nossas informações pessoais. Toda rede social requer um perfil detalhado com nossos hábitos e outros dados relevantes, como cidade de residência, idade, nome completo e e-mail.

O alerta que é exibido quando o aplicativo é aberto pela primeira vez já deveria servir como aviso para muitos usuários: não troque a privacidade dos seus dados em nome do famigerado saudosismo.

Todos temos experiências com o Orkut e sabemos que a rede teve um papel social importante durante a democratização do acesso à internet no Brasil. Toda tentativa de ressuscitá-la por meios não-oficiais, contudo, deve ser observada com bastante cautela.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …