Corrente do bem faz homem que foi expulso do show do Coldplay em SP assistir à banda em POA

Como vocês devem saber, a banda britânica Coldplay está no Brasil fazendo uma turnê de sucesso e que, entre um show e outro, tiraram um tempo para visitar a brinquedoteca do Instituto do Coração (Incor) e dar uma palhinha para pacientes internados.

Mas, infelizmente, houve também um acontecimento bastante triste durante a passagem deles por aqui, que mostra o racismo que tanto acontece em nosso país.

No show que aconteceu no dia 7 de novembro, em São Paulo, Gabriel, um homem negro, que estava no Allianz Parque e, assim como todo mundo que comprou o ingresso, esperava pelo início do show do Coldplay. A polícia, então, chegou no local e não apenas o deteu, mas também, o agrediu e algemou.

O incidente começou quando duas mulheres brancas reclamaram que Gabriel estava “na frente delas”. “A polícia entendeu que o negro não pertence ao show do Coldplay, mesmo tendo comprado ingresso”, disse Helena Vasconcellos, amiga de Gabriel, em uma publicação no Facebook.

Ela ainda disse que os policiais o chamaram “de ‘neguinho de merda’, e insinuaram que plantariam drogas nas coisas dele se ele não baixasse a cabeça e pedisse desculpas”. “A alegação foi desacato à autoridade, porque ele ficou chateado de ser o único a ter que sair do show, e não queria sair, com toda razão”, escreveu Helena.

Corrente do bem e a força do trabalho em equipe

Acontece que a Ana Rodrigues, uma outra amiga de Gabriel, não queria deixar essa história passar batida. Resolveu fazer uma postagem no Facebook pedindo ajuda para levá-lo para assistir o show da banda em Porto Alegre.

“As providências legais já haviam sido tomadas, mas o sonho dele continuava esperando para ser realizado”, disse ela na publicação.

Foi então que ela “viu em pouco tempo uma rede de solidariedade”. Eles não só conseguiram passagem, como uma vaquinha se formou para comprar o ingresso dele.

Na publicação em agradecimento ela disse: “Por meio do Iata Anderson Brandão Alves, piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conseguimos emitir o bilhete de ida do Gabs pra POA. Foi um trabalho em equipe”.

“O único voo disponível chegava às 22h46, então mais amigos entraram e conseguimos remarcar para o das 6h10 da manhã. Mas a passagem era de standby, e todos os voos de Campinas pra POA estavam lotados. Foi então que entraram mais dois anjos na história: Mariana e Elisa, agentes do aeroporto de Viracopos”, escreveu.

“Ele foi reconhecido na fila e os passageiros do voo já estavam planejando escondê-lo no bagageiro para ele chegar, mas ele pegou. Pegou o último lugar, no voo das 9h30 para POA. Entrou no avião e foi recebido com comemoração de todos os passageiros!”, acrescentou.

Helena, em outra publicação disse que “ao longo do dia, pessoas lindas entraram em ação para corrigir a injustiça e garantir que meu amado amigo assistisse ao show que lhe foi tolhido”.

RPA

Gabriel no show do Coldplay na capital gaúcha, Porto Alegre

A equipe da empresa aérea Azul foi extremamente solícita, segundo Ana, em fazer o possível para conseguir embarcar Gabriel para ir de encontro ao tão sonhado show de sua vida. “Queria deixar o meu agradecimento especial a essa equipe maravilhosa da Azul, que provou da melhor maneira possível que, apesar do nome, cor é o que menos importa nesse mundo”, disse.

“Se temos amor, solidariedade e principalmente humanidade, as distâncias ficam pequenas. Principalmente a distância entre as pessoas. Deixo aqui os nomes dos funcionários que tanto nos ajudaram: Iata Anderson Brandão, Mariana Tonin Moscardini, Elisa Oliveira Aparecido, Base MCZ”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …