Corrente do bem faz homem que foi expulso do show do Coldplay em SP assistir à banda em POA

Como vocês devem saber, a banda britânica Coldplay está no Brasil fazendo uma turnê de sucesso e que, entre um show e outro, tiraram um tempo para visitar a brinquedoteca do Instituto do Coração (Incor) e dar uma palhinha para pacientes internados.

Mas, infelizmente, houve também um acontecimento bastante triste durante a passagem deles por aqui, que mostra o racismo que tanto acontece em nosso país.

No show que aconteceu no dia 7 de novembro, em São Paulo, Gabriel, um homem negro, que estava no Allianz Parque e, assim como todo mundo que comprou o ingresso, esperava pelo início do show do Coldplay. A polícia, então, chegou no local e não apenas o deteu, mas também, o agrediu e algemou.

O incidente começou quando duas mulheres brancas reclamaram que Gabriel estava “na frente delas”. “A polícia entendeu que o negro não pertence ao show do Coldplay, mesmo tendo comprado ingresso”, disse Helena Vasconcellos, amiga de Gabriel, em uma publicação no Facebook.

Ela ainda disse que os policiais o chamaram “de ‘neguinho de merda’, e insinuaram que plantariam drogas nas coisas dele se ele não baixasse a cabeça e pedisse desculpas”. “A alegação foi desacato à autoridade, porque ele ficou chateado de ser o único a ter que sair do show, e não queria sair, com toda razão”, escreveu Helena.

Corrente do bem e a força do trabalho em equipe

Acontece que a Ana Rodrigues, uma outra amiga de Gabriel, não queria deixar essa história passar batida. Resolveu fazer uma postagem no Facebook pedindo ajuda para levá-lo para assistir o show da banda em Porto Alegre.

“As providências legais já haviam sido tomadas, mas o sonho dele continuava esperando para ser realizado”, disse ela na publicação.

Foi então que ela “viu em pouco tempo uma rede de solidariedade”. Eles não só conseguiram passagem, como uma vaquinha se formou para comprar o ingresso dele.

Na publicação em agradecimento ela disse: “Por meio do Iata Anderson Brandão Alves, piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conseguimos emitir o bilhete de ida do Gabs pra POA. Foi um trabalho em equipe”.

“O único voo disponível chegava às 22h46, então mais amigos entraram e conseguimos remarcar para o das 6h10 da manhã. Mas a passagem era de standby, e todos os voos de Campinas pra POA estavam lotados. Foi então que entraram mais dois anjos na história: Mariana e Elisa, agentes do aeroporto de Viracopos”, escreveu.

“Ele foi reconhecido na fila e os passageiros do voo já estavam planejando escondê-lo no bagageiro para ele chegar, mas ele pegou. Pegou o último lugar, no voo das 9h30 para POA. Entrou no avião e foi recebido com comemoração de todos os passageiros!”, acrescentou.

Helena, em outra publicação disse que “ao longo do dia, pessoas lindas entraram em ação para corrigir a injustiça e garantir que meu amado amigo assistisse ao show que lhe foi tolhido”.

RPA

Gabriel no show do Coldplay na capital gaúcha, Porto Alegre

A equipe da empresa aérea Azul foi extremamente solícita, segundo Ana, em fazer o possível para conseguir embarcar Gabriel para ir de encontro ao tão sonhado show de sua vida. “Queria deixar o meu agradecimento especial a essa equipe maravilhosa da Azul, que provou da melhor maneira possível que, apesar do nome, cor é o que menos importa nesse mundo”, disse.

“Se temos amor, solidariedade e principalmente humanidade, as distâncias ficam pequenas. Principalmente a distância entre as pessoas. Deixo aqui os nomes dos funcionários que tanto nos ajudaram: Iata Anderson Brandão, Mariana Tonin Moscardini, Elisa Oliveira Aparecido, Base MCZ”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala, há 1500 anos. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas …

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …

Padre acusado de agressão sexual se suicida em sua igreja na França

Jean-Baptiste Sèbe, um padre de 38 anos acusado por uma mulher de "comportamento indecente" e agressão sexual contra sua filha, se suicidou na terça-feira (18) em sua igreja na Normandia, informou nesta quarta-feira (19) a …

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …