Corrente do bem faz homem que foi expulso do show do Coldplay em SP assistir à banda em POA

Como vocês devem saber, a banda britânica Coldplay está no Brasil fazendo uma turnê de sucesso e que, entre um show e outro, tiraram um tempo para visitar a brinquedoteca do Instituto do Coração (Incor) e dar uma palhinha para pacientes internados.

Mas, infelizmente, houve também um acontecimento bastante triste durante a passagem deles por aqui, que mostra o racismo que tanto acontece em nosso país.

No show que aconteceu no dia 7 de novembro, em São Paulo, Gabriel, um homem negro, que estava no Allianz Parque e, assim como todo mundo que comprou o ingresso, esperava pelo início do show do Coldplay. A polícia, então, chegou no local e não apenas o deteu, mas também, o agrediu e algemou.

O incidente começou quando duas mulheres brancas reclamaram que Gabriel estava “na frente delas”. “A polícia entendeu que o negro não pertence ao show do Coldplay, mesmo tendo comprado ingresso”, disse Helena Vasconcellos, amiga de Gabriel, em uma publicação no Facebook.

Ela ainda disse que os policiais o chamaram “de ‘neguinho de merda’, e insinuaram que plantariam drogas nas coisas dele se ele não baixasse a cabeça e pedisse desculpas”. “A alegação foi desacato à autoridade, porque ele ficou chateado de ser o único a ter que sair do show, e não queria sair, com toda razão”, escreveu Helena.

Corrente do bem e a força do trabalho em equipe

Acontece que a Ana Rodrigues, uma outra amiga de Gabriel, não queria deixar essa história passar batida. Resolveu fazer uma postagem no Facebook pedindo ajuda para levá-lo para assistir o show da banda em Porto Alegre.

“As providências legais já haviam sido tomadas, mas o sonho dele continuava esperando para ser realizado”, disse ela na publicação.

Foi então que ela “viu em pouco tempo uma rede de solidariedade”. Eles não só conseguiram passagem, como uma vaquinha se formou para comprar o ingresso dele.

Na publicação em agradecimento ela disse: “Por meio do Iata Anderson Brandão Alves, piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conseguimos emitir o bilhete de ida do Gabs pra POA. Foi um trabalho em equipe”.

“O único voo disponível chegava às 22h46, então mais amigos entraram e conseguimos remarcar para o das 6h10 da manhã. Mas a passagem era de standby, e todos os voos de Campinas pra POA estavam lotados. Foi então que entraram mais dois anjos na história: Mariana e Elisa, agentes do aeroporto de Viracopos”, escreveu.

“Ele foi reconhecido na fila e os passageiros do voo já estavam planejando escondê-lo no bagageiro para ele chegar, mas ele pegou. Pegou o último lugar, no voo das 9h30 para POA. Entrou no avião e foi recebido com comemoração de todos os passageiros!”, acrescentou.

Helena, em outra publicação disse que “ao longo do dia, pessoas lindas entraram em ação para corrigir a injustiça e garantir que meu amado amigo assistisse ao show que lhe foi tolhido”.

RPA

Gabriel no show do Coldplay na capital gaúcha, Porto Alegre

A equipe da empresa aérea Azul foi extremamente solícita, segundo Ana, em fazer o possível para conseguir embarcar Gabriel para ir de encontro ao tão sonhado show de sua vida. “Queria deixar o meu agradecimento especial a essa equipe maravilhosa da Azul, que provou da melhor maneira possível que, apesar do nome, cor é o que menos importa nesse mundo”, disse.

“Se temos amor, solidariedade e principalmente humanidade, as distâncias ficam pequenas. Principalmente a distância entre as pessoas. Deixo aqui os nomes dos funcionários que tanto nos ajudaram: Iata Anderson Brandão, Mariana Tonin Moscardini, Elisa Oliveira Aparecido, Base MCZ”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …