Corrente do bem faz homem que foi expulso do show do Coldplay em SP assistir à banda em POA

Como vocês devem saber, a banda britânica Coldplay está no Brasil fazendo uma turnê de sucesso e que, entre um show e outro, tiraram um tempo para visitar a brinquedoteca do Instituto do Coração (Incor) e dar uma palhinha para pacientes internados.

Mas, infelizmente, houve também um acontecimento bastante triste durante a passagem deles por aqui, que mostra o racismo que tanto acontece em nosso país.

No show que aconteceu no dia 7 de novembro, em São Paulo, Gabriel, um homem negro, que estava no Allianz Parque e, assim como todo mundo que comprou o ingresso, esperava pelo início do show do Coldplay. A polícia, então, chegou no local e não apenas o deteu, mas também, o agrediu e algemou.

O incidente começou quando duas mulheres brancas reclamaram que Gabriel estava “na frente delas”. “A polícia entendeu que o negro não pertence ao show do Coldplay, mesmo tendo comprado ingresso”, disse Helena Vasconcellos, amiga de Gabriel, em uma publicação no Facebook.

Ela ainda disse que os policiais o chamaram “de ‘neguinho de merda’, e insinuaram que plantariam drogas nas coisas dele se ele não baixasse a cabeça e pedisse desculpas”. “A alegação foi desacato à autoridade, porque ele ficou chateado de ser o único a ter que sair do show, e não queria sair, com toda razão”, escreveu Helena.

Corrente do bem e a força do trabalho em equipe

Acontece que a Ana Rodrigues, uma outra amiga de Gabriel, não queria deixar essa história passar batida. Resolveu fazer uma postagem no Facebook pedindo ajuda para levá-lo para assistir o show da banda em Porto Alegre.

“As providências legais já haviam sido tomadas, mas o sonho dele continuava esperando para ser realizado”, disse ela na publicação.

Foi então que ela “viu em pouco tempo uma rede de solidariedade”. Eles não só conseguiram passagem, como uma vaquinha se formou para comprar o ingresso dele.

Na publicação em agradecimento ela disse: “Por meio do Iata Anderson Brandão Alves, piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conseguimos emitir o bilhete de ida do Gabs pra POA. Foi um trabalho em equipe”.

“O único voo disponível chegava às 22h46, então mais amigos entraram e conseguimos remarcar para o das 6h10 da manhã. Mas a passagem era de standby, e todos os voos de Campinas pra POA estavam lotados. Foi então que entraram mais dois anjos na história: Mariana e Elisa, agentes do aeroporto de Viracopos”, escreveu.

“Ele foi reconhecido na fila e os passageiros do voo já estavam planejando escondê-lo no bagageiro para ele chegar, mas ele pegou. Pegou o último lugar, no voo das 9h30 para POA. Entrou no avião e foi recebido com comemoração de todos os passageiros!”, acrescentou.

Helena, em outra publicação disse que “ao longo do dia, pessoas lindas entraram em ação para corrigir a injustiça e garantir que meu amado amigo assistisse ao show que lhe foi tolhido”.

RPA

Gabriel no show do Coldplay na capital gaúcha, Porto Alegre

A equipe da empresa aérea Azul foi extremamente solícita, segundo Ana, em fazer o possível para conseguir embarcar Gabriel para ir de encontro ao tão sonhado show de sua vida. “Queria deixar o meu agradecimento especial a essa equipe maravilhosa da Azul, que provou da melhor maneira possível que, apesar do nome, cor é o que menos importa nesse mundo”, disse.

“Se temos amor, solidariedade e principalmente humanidade, as distâncias ficam pequenas. Principalmente a distância entre as pessoas. Deixo aqui os nomes dos funcionários que tanto nos ajudaram: Iata Anderson Brandão, Mariana Tonin Moscardini, Elisa Oliveira Aparecido, Base MCZ”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Nova descoberta pode nos ajudar a colonizar Marte (e a encontrar extraterrestres)

Cientistas conseguiram descobrir uma bactéria que seria capaz de sobreviver em Marte, e potencialmente também em outros planetas. A descoberta abre a porta à colonização de Marte e até pode facilitar a busca por sinais …

Há uma estranha relação entre o racismo e a negação das mudanças climáticas

Os motivos que estão por trás da negação das mudanças climáticas parecem ser ainda mais complexos do que pensávamos. Um estudo concluiu que há uma ligação entre atitudes racistas e o ceticismo no que toca …

Fóssil com 500 milhões de anos intriga os cientistas

Foi descoberto na China um fóssil de uma estranha criatura marinha com 500 milhões de anos, e os cientistas não sabem onde encaixá-la na “árvore da vida”. Uma equipe de cientistas descobriu um fóssil de uma …

Inteligência Artificial do Google já consegue prever quando os pacientes vão morrer

O Google tem expandido seus serviços médicos e treinado algoritmos para prever quanto tempo de vida resta a um paciente, informação que pode ajudar a salvar vidas. A rede neural do Google pode ser considerada única …

Desempenho positivo na Copa do Mundo diminui polarização política e até violência

Basta acompanhar uma Copa do Mundo para rapidamente perceber que a coisa vai muito além de uma simples competição de futebol: para além das tramoias e das negociatas que infelizmente contaminam esse evento, trata-se de …

Maduro anuncia aumento de 103% no salário mínimo da Venezuela, que agora chega R$ 250

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7% na Venezuela, naquele que é o quarto aumento salarial este ano. No entanto, os preços dos produtos aumentam diariamente cerca de 2,4%. O presidente da Venezuela, Nicolás …

Trump impede (temporariamente) a separação de famílias imigrantes

O presidente dos EUA assinou, nesta quarta-feira (20), uma Ordem Executiva que permite resolver temporariamente o problema das famílias imigrantes no país, que foram separadas dos filhos na fronteira com o México. No entanto, ressalvou …

Portaria determina emissão de carteira de trabalho para imigrantes no Brasil

Em meio à crise migratória que atinge diversos países e a crescente entrada de venezuelanos no Brasil com o estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou portaria que trata dos procedimentos para a emissão …

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …