Caminhão atropela multidão em Estocolmo; primeiro-ministro considera atentado

Um caminhão avançou sobre várias pessoas esta sexta-feira (7) em Estocolmo, Suécia. A polícia confirma pelo menos três mortos, mas os relatos de testemunhas no local dão conta de cinco mortos e inúmeros feridos.

O veículo de uma empresa que transporta cervejas acabou batendo contra um centro comercial em Drottninggatan, uma das ruas mais movimentadas da capital sueca. A empresa que detém o caminhão confirma que a viatura foi roubada hoje.

A empresa sueca de cerveja Spendrups informou, em comunicado, que o caminhão usado para o ataque é “um dos nossos veículos de distribuição que faz entregas”.

“Durante uma entrega ao restaurante Caliente, alguém saltou para o lugar condutor e foi embora com o caminhão, enquanto o condutor descarregava as encomendas”, disse o diretor de comunicação da Spendrups, Mårten Lyth.

Várias testemunhas que dão conta de que foram vistas três pessoas fugindo do caminhão após o atropelamento, que ocorreu por volta das 14h50 (9h50, em Brasília). Os meios de comunicação suecos afirmam que uma pessoa já teria sido detida.

O canal de televisão STV relata que foram disparados tiros em outra zona da cidade, mas a polícia sueca ainda não confirmou a possibilidade.

Na rede social Twitter estão sendo divulgados vídeos do momento do ataque, onde é possível ver dezenas de pessoas correndo para se salvarem.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, citado pela estação de televisão Sky News, classificou o ocorrido de “ataque terrorista“.

Todas as estações de metrô foram encerradas e as autoridades suecas, que já investigam o caso, pedem aos cidadãos que evitem o centro da cidade.

Este é o quinto ataque com veículos contra multidões na Europa recentemente. O primeiro foi em Nice, na França, em julho de 2016. Os outros foram em Berlim, no mês de dezembro e em Londres, no dia 22 de março. Houve ainda outra tentativa de atropelamento em Antuérpia, na Bélgica.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …