Atentado com caminhão em mercado de Natal em Berlim faz 9 mortos

Um caminhão avançou sobre um mercado de Natal no centro de Berlim, deixando pelo menos nove pessoas mortas e dezenas de feridos, segundo a Polícia de Berlim.

O suspeito de dirigir o caminhão foi preso e outro homem, que seria o copiloto do veículo, foi encontrado morto, de acordo com as autoridades.

A polícia suspeita de um ataque deliberado. Um vídeo da cena mostra barracas sendo derrubadas e pessoas machucadas no chão.

O mercado fica em Breitscheidplatz, na avenida Kurfüstendamm – a principal avenida comercial do oeste da cidade.

Um repórter do jornal Berliner Morgenpost afirmou que a cena no local era “horrível”. Ambulâncias cercam o local e a polícia pediu que as pessoas fiquem em casa e evitem ir até o local do mercado

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert afirmou, pelo Twitter, que ela está em contato com o ministro do Interior e com o prefeito de Berlim.

“Estamos de luto pelos mortos e esperamos que os feridos consigam ajuda”, escreveu.

O presidente alemão, Joachim Gauck, afirmou em um comunicado que é uma “noite terrível para Berlim e para o nosso país”.

O mercado de Natal ficava situado diante da igreja memorial Kaiser Wilhelm, que foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e mantida em ruínas.

“Estamos investigando se foi um ataque terrorista, mas não sabemos ainda o que estava por trás disso”, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias AFP.

O jornal Berliner Zeitung diz que a polícia determinou um ponto de encontro para familiares das vítimas no local.

Imagens do caminhão mostram que ele foi registrado na Polônia. A imprensa polonesa diz que o veículo teria sido roubado nesta segunda-feira. Aparentemente, a empresa de frete polonesa que usa o caminhão não conseguiu entrar em contato com o motorista original, que também é polonês, desde as 16h, no horário local.

O incidente evocou lembranças do ataque de caminhão durante as comemorações do Dia da Bastilha em Nice, na França, no último mês de julho, quando 86 pessoas foram mortas. O ataque foi reivindicado pelo grupo autodenominado “Estado Islâmico”.

Uma série de ataques menores realizados por militantes alarmaram o país no início do ano.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …