Sobe para cinco o número de mortos no atentado de Estocolmo

Uma mulher de cerca de 60 anos, que tinha ficado ferida no atentado com um caminhão em Estocolmo, morreu esta sexta-feira, elevando para cinco o número de vítimas mortais do ataque, informou a polícia sueca.

A mulher, sobre a qual as autoridades não adiantaram mais pormenores, junta-se a quatro mortos confirmados nas horas que se seguiram ao atentado: uma menina sueca de 11 anos, uma belga de 31, uma sueca de 69 e um britânico de 41 anos, além de 14 feridos que já tiveram alta.

O autor confesso, o uzbeque Rakhmat Akilov, foi detido na noite do ataque em um subúrbio da capital, e dias depois prestou declarações perante um juiz, que decretou prisão preventiva de um mês após aceitar a acusação de terrorismo com homicídio.

Akilov, de 39 anos e que teria chegado à Suécia em 2014, tinha apresentado um pedido de asilo que as autoridades rejeitaram em junho.

Depois de ignorar um requerimento para que se entregasse voluntariamente, a polícia emitiu em fevereiro uma ordem de busca.

A investigação confirmou sua simpatia pelo Estado Islâmico, embora não tenham sido divulgados detalhes sobre os motivos ou se o objeto encontrado no caminhão que conduzia era um explosivo, como alegaram alguns meios de comunicação locais.

O caminhão percorreu quase 600 metros de uma das principais ruas de Estocolmo há três semanas, atropelando pedestres até colidir com fachada de uns grandes armazéns.

O ataque chocou a Suécia, conhecida pela política aberta a imigrantes e refugiados.

Em 2015, um recorde de 163 mil requerentes de asilo chegaram ao país – a taxa per capita mais elevada da Europa.

Na quinta-feira, o Governo sueco anunciou novas medidas contra a imigração ilegal em resposta ao atentado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …