Canela queima células de gordura e ajuda na perda de peso

A canela pode ser o segredo para perder peso, de acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan que estudaram como a especiaria interage com células de gordura.

O cinamaldeído, composto orgânico que dá à canela seu sabor, faz com que as células de gordura queimem calorias para criar calor, um processo conhecido como termogênese. Capaz de transformar a gordura em energia, a substância pode ser importante na luta contra a obesidade.

O estudo, publicado na revista Metabolism, observou que o cinamaldeído já demonstrou ter um efeito anti-obesidade em camundongos, inclusive na prevenção de hiperglicemia, que é um nível alto de açúcar no sangue. A pesquisa analisou com exatidão o mecanismo por trás dessa qualidade protetora na canela.

A equipe tratou células de ratos e de gordura humana com cinamaldeído e descobriu que o composto fez as células de ambas as espécies mostrarem genes e enzimas ligados à atividade metabólica.

Esse efeito não se limitou a um tipo de corpo ou outro. De acordo com o estudo, o tecido humano foi retirado “de múltiplos doadores de etnias e idades diferentes e com uma variedade de índices de massa corporal, IMC”.

Segundo uma nota da Universidade de Michigan, os antepassados humanos não tinham mais alimentos ricos em gordura disponíveis, então eles guardavam gordura armazenada para quando estava frio, ou não havia nada para comer. Em muitos casos, hoje, no entanto, esse armazenamento de gordura tornou-se excessivo.

A nova pesquisa fornece “uma explicação para os efeitos anti-obesidade do cinamaldeído e os benefícios metabólicos em seres humanos”, diz o professor Jun Wu, pesquisador do Instituto de Ciências da Vida da Universidade de Michigan e autor do estudo.

“Dado o amplo uso de canela na indústria de alimentos, a noção de que este aditivo alimentar popular, ao invés de uma droga, pode ativar a termogênese, pode levar a estratégias terapêuticas contra a obesidade que são muito mais adotadas pelos participantes”, acrescenta o pesquisador.

“A canela tem sido parte de nossas dietas há milhares de anos, e as pessoas geralmente gostam disso”, explica Jun Wu. “Então, se pode ajudar a proteger contra a obesidade, também pode se tornar mais fácil para os pacientes aderirem”.

Pesquisas adicionais ainda são necessárias para entender melhor os efeitos do cinamaldeído no corpo, incluindo possíveis efeitos negativos da ingestão excessiva e descobrir como melhor usá-lo na luta contra a obesidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gêmeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes Star Wars. O fóssil …

Afinal, a orientação sexual pode mesmo estar escrita nos genes

Os cientistas reportam aquilo que pode ser a primeira prova concreta de ligações genéticas à orientação sexual masculina no primeiro estudo observacional de mapeamento do genoma que examinou o traço. Pesquisadores recrutaram mais de 2 mil …

O apocalipse das abelhas não passa de um mito

Um estudo recente do Departamento de Agricultura dos EUA assinala que o número de colônias de abelhas que produzem mel cresceu no país desde 2008. Vários cientistas assinalaram que o alarme que anuncia um apocalipse de …

Após morte cerebral, paciente deverá ser observado por 6 horas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta terça-feira (12) critérios mais rígidos para definir morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser …

CPMI da JBS: relatório pede indiciamento de Janot, irmãos Batista e mais três

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) pediu, no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, o indiciamento do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e do procurador da República Eduardo Pellela, que foi …

Crimes de adoções ilegais pela Igreja Universal em Portugal já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas em um lar da Igreja Universal do Reino de Deus teriam sido roubadas das mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida nesta segunda-feira (11) pelo …

Moreira Franco: reforma da Previdência permitirá ao país entrar em ciclo virtuoso

A aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional permitirá que o país entre em 2018 em um ciclo virtuoso. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (11) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, …

Bomba em Nova York explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista fracassada. O ataque ocorreu em um túnel na …

BC sinaliza novo corte na taxa básica de juros em fevereiro

A taxa básica de juros, a Selic, poderá voltar a ser reduzida em fevereiro de 2018. É o que sinalizou o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, em ata da última reunião, realizada …

Tiririca usou dinheiro público para viajar pelo Brasil fazendo shows de humor

Ao discursar pela primeira e última vez na tribuna da Câmara no último dia 6, o deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou que deixaria a política “triste” e “com vergonha” pelo o que acontece no Congresso. …