Canela queima células de gordura e ajuda na perda de peso

A canela pode ser o segredo para perder peso, de acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan que estudaram como a especiaria interage com células de gordura.

O cinamaldeído, composto orgânico que dá à canela seu sabor, faz com que as células de gordura queimem calorias para criar calor, um processo conhecido como termogênese. Capaz de transformar a gordura em energia, a substância pode ser importante na luta contra a obesidade.

O estudo, publicado na revista Metabolism, observou que o cinamaldeído já demonstrou ter um efeito anti-obesidade em camundongos, inclusive na prevenção de hiperglicemia, que é um nível alto de açúcar no sangue. A pesquisa analisou com exatidão o mecanismo por trás dessa qualidade protetora na canela.

A equipe tratou células de ratos e de gordura humana com cinamaldeído e descobriu que o composto fez as células de ambas as espécies mostrarem genes e enzimas ligados à atividade metabólica.

Esse efeito não se limitou a um tipo de corpo ou outro. De acordo com o estudo, o tecido humano foi retirado “de múltiplos doadores de etnias e idades diferentes e com uma variedade de índices de massa corporal, IMC”.

Segundo uma nota da Universidade de Michigan, os antepassados humanos não tinham mais alimentos ricos em gordura disponíveis, então eles guardavam gordura armazenada para quando estava frio, ou não havia nada para comer. Em muitos casos, hoje, no entanto, esse armazenamento de gordura tornou-se excessivo.

A nova pesquisa fornece “uma explicação para os efeitos anti-obesidade do cinamaldeído e os benefícios metabólicos em seres humanos”, diz o professor Jun Wu, pesquisador do Instituto de Ciências da Vida da Universidade de Michigan e autor do estudo.

“Dado o amplo uso de canela na indústria de alimentos, a noção de que este aditivo alimentar popular, ao invés de uma droga, pode ativar a termogênese, pode levar a estratégias terapêuticas contra a obesidade que são muito mais adotadas pelos participantes”, acrescenta o pesquisador.

“A canela tem sido parte de nossas dietas há milhares de anos, e as pessoas geralmente gostam disso”, explica Jun Wu. “Então, se pode ajudar a proteger contra a obesidade, também pode se tornar mais fácil para os pacientes aderirem”.

Pesquisas adicionais ainda são necessárias para entender melhor os efeitos do cinamaldeído no corpo, incluindo possíveis efeitos negativos da ingestão excessiva e descobrir como melhor usá-lo na luta contra a obesidade.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …