SpaceX lança Crew Dragon, sua 1º cápsula projetada para tripulação, rumo à ISS

A companhia SpaceX lançou neste sábado com sucesso de Cabo Cañaveral (Flórida, EUA) sua primeira cápsula não tripulada com destino à Estação Espacial Internacional, ISS.

“Decolou! O próximo grande salto em um novo capítulo dos sistemas de voos espaciais humanos dos Estados Unidos deixou a plataforma”, escreveu a Nasa em sua conta do Twitter, pela qual transmitiu ao vivo o lançamento.

A cápsula Crew Dragon, uma versão melhorada do módulo de carga Dragon, decolou desde a histórica plataforma 39A do complexo de Cabo Canaveral, a mesma do lançamento das missões lunares do programa Apolo.

“O objetivo da Demo Mission-1 (DM-1), que é um voo de teste sem tripulação a bordo, é demonstrar a capacidade da SpaceX para viajar de forma segura e confiável para e desde a ISS, como parte do programa de tripulação comercial da Nasa”, segundo a companhia aeroespacial fundada por Elon Musk.

Sob um contrato com a Nasa pelo qual receberá US$ 2,6 bilhões, o plano da SpaceX nesta primeira fase é realizar um voo de teste sem tripulantes, mas com provisões para os astronautas que se encontram na estação espacial.

SpaceX

Acoplagem da cápsuila Crew Dragon, da SpaceX, à ISS (conceito artístico)

Desde 2011, quando a Nasa finalizou o lançamento das suas naves, os EUA tiveram que recorrer à Soyuz russa para enviar astronautas à ISS, um acordo pelo qual pagava a Moscou cerca de US$ 80 milhões por assento.

Esta embaraçosa situação para uma potência especial pode mudar se esta missão se sair bem, já que a Nasa poderia aprovar o uso regular do sistema para o envio de astronautas ao espaço.

O administrador da Nasa, Jim Bridestine, afirmou pelo Twitter que este “bem-sucedido lançamento aproxima outra vez astronautas americanos, voando em foguetes americanos, decolando de solo americano. Parabéns às equipes de @SpaceX e @NASA por este importante marco na nossa história”.

Dentro da cápsula vai Ripley, um manequim vestido com traje de astronauta similar ao que a SpaceX enviou ao espaço em 2018 sentado em um automóvel esportivo a bordo do foguete Falcon Heavy.

Se tudo correr como o previsto, em abril próximo a SpaceX fará um novo teste de voo para verificar o funcionamento de um sistema de emergência e, meses mais tarde, transportará pela primeira vez dois astronautas da Nasa até a ISS, onde permanecerão duas semanas.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …