Casos de chikungunya no Ceará somam 13 mil entre janeiro e maio; população deve ficar atenta

São crescentes os casos de febre chikungunya, no Ceará, este ano. De janeiro até a segunda semana de maio foram confirmados mais de 13 mil casos. A jornalista Talita Sales teve a doença e conta como se sentiu. 

“Começou com uma febre muito alta de repente e, consequentemente, as dores no corpo, nas juntas, pontas dos dedos, ombro, joelho, pé. É uma dor insuportável, a ponto de você não conseguir se levantar e se mover nos primeiros dias. Febre muito alta, você não sente fome nem sede e, consequentemente, você fica muito inchado. Todo o seu corpo fica inchado”, contou a jornalista Talita Sales à Radioagência Nacional.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do vírus Zika, e chega a ser mais debilitante. A febre surge logo no início da doença e as dores nas articulações podem durar meses.

Em 2016, a Secretaria da Saúde do Ceará classificou a doença como epidêmica, com 31 mil casos confirmados. A estimativa é que a cada dez pessoas picadas pelo mosquito transmissor, pelo menos sete fiquem doentes.

Assim como na dengue e na zika, a transmissão da chikungunya começa quando o Aedes aegypti pica uma pessoa doente. De acordo com a coordenadora de Proteção à Saúde da secretaria, Daniele Queiroz, o vírus se multiplica rapidamente e o mosquito começa a infectar outras pessoas dentro de apenas dois dias.

Além disso, as pessoas que ficaram doentes podem passar o vírus para diversos mosquitos durante dez dias.

“Isso é o que caracteriza uma epidemia explosiva, tanto ser uma população muito grande suscetível, que mora em um aglomerado, quanto a característica do vírus, que tem esse período mais encurtado”, explicou a coordenadora.

Fortaleza responde por mais da metade dos casos de chikungunya registrados no Ceará: são 8 mil casos só neste ano. A prefeitura lançou campanha para engajar a população no combate ao Aedes aegypti.

Desde 2016, quando o número de casos começou a crescer de forma significativa, os agentes de endemias passaram a visitar casas, prédios e comércios periodicamente para procurar focos do mosquito e aplicar telas em caixas d’água. Também foram autorizadas as entradas em residências e terrenos abandonados, mesmo sem a permissão dos proprietários.

Para a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, a adesão das pessoas é um dos principais aspectos do combate ao Aedes aegypti.

“É só informar sempre a população do cuidado com os criadouros e, principalmente, atentar ao ciclo de vida do mosquito, de nascimento, de eclosão dos ovos, que acaba em sete dias. Então essa limpeza que se faz em casa tirando os criadouros, deve sempre ser repetida a cada sete dias”, disse Joana.

“Isso é muito importante e que a gente faça uma verdadeira mobilização, que cada um faça a sua parte e multiplique essa informação: passe para os vizinhos, os amigos, para toda a família para que, todos juntos, possamos combater o mosquito“, concluiu.

Além das ações de combate ao mosquito, um grupo de especialistas do Ceará se reuniu, a convite da prefeitura, para formar grupos de pesquisa sobre a chikungunya e a forma como a doença evolui no estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …