Catalunha escolhe novo governo após destituição de líder separatista

calbenido / Flickr

Bandeira da Catalunha

As urnas abriram nesta quinta-feira (21) na Catalunha com uma grande participação de eleitores desde a abertura das seções. Eleições são importantíssimas para o futuro da região, imersa em um profundo debate entre partidários e contrários à independência.

Os centros de votação estarão abertos desde as 9h (6h em Brasília) e ficam abertos até as 20h (17h em Brasília) para que 5.554.395 catalães possam escolher os 135 deputados que compõem o parlamento regional entre um total de 38 candidaturas.

Segundo as pesquisas, espera-se uma participação em massa, superior a 80%, apesar das eleições serem realizadas em um dia de trabalho, algo que não acontecia na Espanha desde as eleições gerais de 1982.

Estas eleições têm um caráter excepcional, já que foram convocadas pelo governo espanhol após destituir o Executivo regional após a declaração ilegal de independência da Catalunha do passado 27 de outubro.

Além disso, os cabeças de lista dos dois principais partidos independentistas, o ex-presidente catalão Carles Puigdemont e seu ex-vice-presidente Oriol Junqueras, vivem este dia de maneira incomum.

Puigdemont fugiu para a Bélgica para não responder perante a justiça espanhola pelo seu envolvimento no processo separatista e não se registrou no consulado espanhol para poder votar no exterior, pelo que “cedeu” seu voto a uma jovem de 18 anos.

Junqueras votou pelo correio da prisão de Estremera, em Madri, onde se encontra desde o dia 2 de novembro, investigado por rebelião, sedição e desvio de fundos.

Esta é a quarta vez em sete anos que os catalães realizam eleições regionais, após as de 2010, 2012 e 2015, exemplo da instabilidade política vivida pela região, marcada pelo debate independentista dos últimos tempos.

Partidos unionistas tentam “roubar” maioria aos independentistas

As últimas pesquisas revelam um empate técnico entre os dois blocos sem que nenhum consiga a maioria, mas o aumento da taxa de participação e a transferência de votos dentro de cada bloco torna o resultado imprevisível.

O partido constitucionalista de direita liberal Cidadãos e os independentistas da Esquerda Republicana (ERC) parecem se destacar na luta pela vitória, apesar de estarem muito longe da maioria absoluta e obrigados a negociar coligações muito difíceis.

A campanha eleitoral foi caracterizada pela ausência de vários candidatos suspeitos de delitos de rebelião, sedição e peculato: alguns detidos preventivamente, como o vice-presidente do governo regional anterior, Oriol Junqueras, outros refugiados na Bélgica, como o ex-presidente do governo regional, Carles Puigdemont.

Puigdemont fez campanha eleitoral ao vivo por videoconferência apresentando-se como o presidente ainda em funções do executivo regional e como refugiado político em Bruxelas.

Os partidos separatistas ganharam as últimas eleições regionais, em 2015, com 72 deputados num total de 135 no parlamento regional, o que permitiu a eles formar um governo que organizou um referendo de autodeterminação no dia 1º de outubro, que foi considerado ilegal pelo Estado espanhol.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …