Cientistas descobriram como fazer as células impedirem a disseminação do câncer

Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça) descobriram uma nova maneira de bloquear a metástase, ou seja, impedir que as células de um tumor se espalhem pelo corpo. Esse é um dos maiores desafios no combate ao câncer. A técnica mostrou ótimos resultados em experimentos com ratos.

A equipe de pesquisadores encontrou uma “barreira” que impede o câncer de realizar a metástase. Ela é construída por uma proteína chamada Activina B e um receptor chamado ALK7 – a combinação dos dois parece desempenhar um papel crucial em prevenir os tumores de se espalharem.

Os complexos de proteínas chamados ativinas, dos quais a Activina B faz parte, desempenham um papel crucial em muitas partes diferentes do corpo – estão envolvidos na manipulação do crescimento e disseminação das células, no metabolismo, na resposta imune do corpo e na regulação do ciclo menstrual.

Os resultados até agora indicam que a barreira cria uma via de sinalização que faz com que as células cancerígenas se matem naturalmente (apoptose), impedindo a formação de tumores (tumorigênese) e sua disseminação.

Os pesquisadores suíços encontraram uma associação entre a presença de ALK7 e uma menor chance de retorno do tumor em pacientes humanos com vários tipos de câncer. A metástase também pareceu ser impedida por mais tempo quando níveis mais altos de ALK7 estavam presentes, particularmente nos casos de câncer de mama.

Isso reforça a ideia de que o ALK7 – em parceria com a Activina B – pode ser um agente útil na prevenção de metástases, embora precisemos de mais pesquisas antes que essa descoberta se torne a base de um tratamento real.

Embora a maior parte dos testes tenha sido realizada apenas em ratos, os cientistas disseram que compartilhamos suficiente semelhança biológica e química com esses animais, especialmente no que diz respeito a como o câncer se desenvolve, para que essa “barreira” seja considerada um alvo promissor para novas drogas que combatem o câncer.

Quanto mais maneiras tivermos de lidar com o câncer, melhor: os cientistas continuam a fazer progressos em diferentes abordagens de ataque, e agora podemos adicionar o ALK7 ao nosso arsenal de armas potenciais.

“Compreender como as células cancerígenas conseguem superar os vários ‘pontos de verificação de segurança’ do corpo para prevenir a malignidade é um passo importante para entender a biologia do tumor e a patogênese da doença”, explicou um dos pesquisadores do estudo, Iacovos Michael.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Developmental Cell.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …