Cientistas descobriram como fazer as células impedirem a disseminação do câncer

Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça) descobriram uma nova maneira de bloquear a metástase, ou seja, impedir que as células de um tumor se espalhem pelo corpo. Esse é um dos maiores desafios no combate ao câncer. A técnica mostrou ótimos resultados em experimentos com ratos.

A equipe de pesquisadores encontrou uma “barreira” que impede o câncer de realizar a metástase. Ela é construída por uma proteína chamada Activina B e um receptor chamado ALK7 – a combinação dos dois parece desempenhar um papel crucial em prevenir os tumores de se espalharem.

Os complexos de proteínas chamados ativinas, dos quais a Activina B faz parte, desempenham um papel crucial em muitas partes diferentes do corpo – estão envolvidos na manipulação do crescimento e disseminação das células, no metabolismo, na resposta imune do corpo e na regulação do ciclo menstrual.

Os resultados até agora indicam que a barreira cria uma via de sinalização que faz com que as células cancerígenas se matem naturalmente (apoptose), impedindo a formação de tumores (tumorigênese) e sua disseminação.

Os pesquisadores suíços encontraram uma associação entre a presença de ALK7 e uma menor chance de retorno do tumor em pacientes humanos com vários tipos de câncer. A metástase também pareceu ser impedida por mais tempo quando níveis mais altos de ALK7 estavam presentes, particularmente nos casos de câncer de mama.

Isso reforça a ideia de que o ALK7 – em parceria com a Activina B – pode ser um agente útil na prevenção de metástases, embora precisemos de mais pesquisas antes que essa descoberta se torne a base de um tratamento real.

Embora a maior parte dos testes tenha sido realizada apenas em ratos, os cientistas disseram que compartilhamos suficiente semelhança biológica e química com esses animais, especialmente no que diz respeito a como o câncer se desenvolve, para que essa “barreira” seja considerada um alvo promissor para novas drogas que combatem o câncer.

Quanto mais maneiras tivermos de lidar com o câncer, melhor: os cientistas continuam a fazer progressos em diferentes abordagens de ataque, e agora podemos adicionar o ALK7 ao nosso arsenal de armas potenciais.

“Compreender como as células cancerígenas conseguem superar os vários ‘pontos de verificação de segurança’ do corpo para prevenir a malignidade é um passo importante para entender a biologia do tumor e a patogênese da doença”, explicou um dos pesquisadores do estudo, Iacovos Michael.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Developmental Cell.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …