Cemitério aborígene mais antigo que as pirâmides egípcias é descoberto na Austrália

Depois de restos humanos terem sido descobertos no interior de vários montes de areia misteriosos em uma parte remota de Queensland, na Austrália, suas origens podem ter finalmente sido reveladas.

Os restos humanos, enterrados em montanhas na cidade de Mapoon, na Austrália, podem ter até 6 mil anos, sendo mais antigos que as pirâmides egípcias, de acordo com os arqueólogos.

Enquanto o povo indígena Tjungundji acreditava há muito tempo que os montes continham restos dos seus antepassados, outros sugeriram que se tratavam de formações naturais. “As origens, idade e funções desses montes foram debatidas por cientistas há décadas e a idade desses elementos é incerta“, comentou o arqueólogo Mary Jean Sutton.

O arqueólogo contou que os restos descobertos podem ter mais de 6 mil anos, ou podem ter sido estabelecidos mais recentemente: “Esta é a data provável, não há como saber exatamente sem cavar. São muito antigos”.

“Nossa pesquisa indica, nesta área do norte da Austrália, que as sociedades antigas tinham práticas culturais e fúnebres mais complexas do que as reconhecidas anteriormente, que continuaram durante a era da missão”.

Veritas Heritage / ABC

Montes de areia foram confirmados como locais fúnebres para os aborígenes australianos

A pesquisa inicial do radar de penetração no solo (GPR, na sigla em inglês) em 11 montes detectou muitos restos humanos enterrados. Mais de 250 montes de terra foram mapeados ao longo dos 60 quilômetros da costa em Mapoon.

A tecnologia utilizada contava com uma combinação de GPR e magnetometria, reconhecida pelos antigos aborígenes como culturalmente aceitável, pois não danifica a área. “Valorizamos a tecnologia não invasiva porque é culturalmente apropriada e não perturba os lugares de descanso dos nossos antepassados. Isso ajuda a manter a nossa lei cultural e ajuda a proteger e gerir nosso patrimônio cultural”, disse Aunty Diane Nicholls.

A confirmação de que os montes são covas aborígenes surgiu devido ao aumento da mineração na área. Apesar das promessas da mineradora de trabalhar com a comunidade para reconhecer os locais do patrimônio cultural, os moradores locais pedem melhores condições de proteção para os lugares fúnebres.

“Saber que estes montes estão aqui agora – e que estiveram aqui por muitos anos – mas agora, devido à mineração, deve haver alguma proteção e uma lei para protegê-los“, disse Aunty Diane.

Na Austrália, Mapoon é conhecida pelos abusos históricos da população aborígene. Na década de 1960, a população foi expulsa e muitos edifícios locais foram queimados para facilitar a instalação das empresas de mineração. Os arqueólogos agora vão mapear os montes na área para determinar se são de origem natural ou cultural.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …