Cemitério aborígene mais antigo que as pirâmides egípcias é descoberto na Austrália

Depois de restos humanos terem sido descobertos no interior de vários montes de areia misteriosos em uma parte remota de Queensland, na Austrália, suas origens podem ter finalmente sido reveladas.

Os restos humanos, enterrados em montanhas na cidade de Mapoon, na Austrália, podem ter até 6 mil anos, sendo mais antigos que as pirâmides egípcias, de acordo com os arqueólogos.

Enquanto o povo indígena Tjungundji acreditava há muito tempo que os montes continham restos dos seus antepassados, outros sugeriram que se tratavam de formações naturais. “As origens, idade e funções desses montes foram debatidas por cientistas há décadas e a idade desses elementos é incerta“, comentou o arqueólogo Mary Jean Sutton.

O arqueólogo contou que os restos descobertos podem ter mais de 6 mil anos, ou podem ter sido estabelecidos mais recentemente: “Esta é a data provável, não há como saber exatamente sem cavar. São muito antigos”.

“Nossa pesquisa indica, nesta área do norte da Austrália, que as sociedades antigas tinham práticas culturais e fúnebres mais complexas do que as reconhecidas anteriormente, que continuaram durante a era da missão”.

Veritas Heritage / ABC

Montes de areia foram confirmados como locais fúnebres para os aborígenes australianos

A pesquisa inicial do radar de penetração no solo (GPR, na sigla em inglês) em 11 montes detectou muitos restos humanos enterrados. Mais de 250 montes de terra foram mapeados ao longo dos 60 quilômetros da costa em Mapoon.

A tecnologia utilizada contava com uma combinação de GPR e magnetometria, reconhecida pelos antigos aborígenes como culturalmente aceitável, pois não danifica a área. “Valorizamos a tecnologia não invasiva porque é culturalmente apropriada e não perturba os lugares de descanso dos nossos antepassados. Isso ajuda a manter a nossa lei cultural e ajuda a proteger e gerir nosso patrimônio cultural”, disse Aunty Diane Nicholls.

A confirmação de que os montes são covas aborígenes surgiu devido ao aumento da mineração na área. Apesar das promessas da mineradora de trabalhar com a comunidade para reconhecer os locais do patrimônio cultural, os moradores locais pedem melhores condições de proteção para os lugares fúnebres.

“Saber que estes montes estão aqui agora – e que estiveram aqui por muitos anos – mas agora, devido à mineração, deve haver alguma proteção e uma lei para protegê-los“, disse Aunty Diane.

Na Austrália, Mapoon é conhecida pelos abusos históricos da população aborígene. Na década de 1960, a população foi expulsa e muitos edifícios locais foram queimados para facilitar a instalação das empresas de mineração. Os arqueólogos agora vão mapear os montes na área para determinar se são de origem natural ou cultural.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …