Dinossauro que vivia no supercontinente Gondwana é descoberto na Austrália

Peter Trusler / University of Queensland

Ilustração do Diluvicursor pickeringi no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antártida

Paleontólogos australianos descobriram uma nova espécie de dinossauro na Austrália. Com o tamanho de um peru, este velho herbívoro era um excelente corredor e é a prova da diversidade de dinossauros que habitava o antigo vale que existia entre a Austrália e a Antártida.

Batizado de Diluvicursor pickeringi, em homenagem ao paleontólogo australiano já falecido David Pickering, os fósseis de ossos da cauda e de um pé deste dinossauro foram descobertos em rochas com 113 milhões de anos, numa plataforma marítima perto de Cape Otway, em Victoria.

O esqueleto foi encontrado em 2005, mas só agora, após uma demorada análise, realizada por pesquisadores da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, a descoberta foi apresentada, em um artigo publicado no jornal PeerJ.

Os autores do estudo conseguiram reconstruir os músculos da cauda do dinossauro e concluíram que o pequeno animal tinha poderosos músculos retráteis nas pernas “e era provavelmente um bom corredor“, revela a UQ em comunicado sobre a pesquisa.

“O Diluvicursor demonstra, pela primeira vez, que havia pelo menos dois tipos de corpos distintos entre ornitópodes intimamente relacionados – pequenos dinossauros de duas pernas – nesta parte da Austrália”, explica Matt Herne, um dos paleontólogos envolvidos na pesquisa.

Ornitópode vem da palavra grega que significa “pássaro de pés”, sendo os iguanodontes e os hadrossauros bico de pato os espécimens mais conhecidos desta classe.

Matt Herne nota que o tipo conhecido por Leaellynasaura “foi levemente construído com uma extraordinária cauda longa, enquanto o outro – o Diluvicursor – foi construído de forma mais sólida, com uma cauda muito mais curta”.

O cientista lembra ainda que “muito do material de vertebrados fósseis deste local está ainda para ser descrito”, o que cria a expectativa de “descobrir mais espécies de dinossauros no futuro, espécimens e outros animais empolgantes”.

O Diluvicursor pode, assim, ser apenas a ponta do iceberg da diversidade de dinossauros que vivia no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antártida, antes da fragmentação do supercontinente Gondwana.

SV, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …

Queniano completa maratona em menos de duas horas

O queniano Eliud Kipchoge fez história no atletismo neste sábado (12/10) ao se tornar a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas. O atleta de 34 anos terminou a prova clássica …

Chineses detectam novos sinais de rádio vindos do espaço

Novas dezenas de rajadas rápidas de rádio foram detectadas pelo maior radiotelescópio esférico do mundo localizado em Guizhou, China, disse especialista à Sputnik Internacional. O achado foi feito por astrofísicos chineses que estão estudando minuciosamente as …