Desvendado o mais antigo mistério naval da Austrália

Royal Australian Navy

O mais antigo mistério naval da história da Austrália foi desvendado com a descoberta de destroços do seu primeiro submarino, mais de um século depois do seu desaparecimento ao largo da costa da Papua Nova Guiné, anunciaram nesta quinta-feira (21) a Marinha Real Australiana.

O HMAS AE1, o primeiro de dois submarinos de classe E construídos para a Marinha Real Australiana, desapareceu no dia 14 de novembro de 1914, com 35 tripulantes australianos, britânicos e neozelandeses a bordo.

Destroços foram encontrados a cerca de 300 metros de profundidade na zona do desaparecimento pela 13ª expedição criada para encontrá-lo, com ajuda do Fugro Equator.

O navio também foi utilizado pela Austrália nas buscas realizadas anteriormente pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 8 de março de 2014, com 239 pessoas a bordo, após ter decolado de Kuala Lumpur rumo a Pequim.

Ao fim de 103 anos, o mais antigo mistério naval da Austrália foi desvendado”, disse a ministra da Defesa australiana, Marise Payne.

Royal Australian Navy

Fotografia do submarino australiano HMAS AE1 encontrado na costa de Papua Nova Guiné

“Trata-se de uma das descobertas mais significativas da história marítima da Austrália. A perda do AE1 em 1914 foi uma tragédia para a nossa nação”, destacou, indicando esperar que a descoberta dos destroços permita compreender as causas do acidente.

O submarino foi montado em fevereiro de 1914 em Portsmouth, no sul da Grã-Bretanha, e chegou a Sydney em maio.

Marise Payne informou ainda que o governo de Camberra se encontra em contato com as autoridades da Papua para garantir a conservação do local e organizar cerimônias em memória dos desaparecidos.

A perda do AE1 foi a primeira de um submersível aliado durante a I Guerra Mundial e seu desaparecimento figurava como o mistério naval mais antigo da história da Austrália.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Micro-ondas são tão nocivos para o meio ambiente quanto os carros

O uso de micro-ondas só na União Europeia emite tanto dióxido de carbono como quase sete milhões de automóveis, segundo um estudo exaustivo sobre seu impacto ambiental, considerando o ciclo de vida completo do aparelho. Cientistas …

Afinal, somos adolescentes até os 24 anos

O início da vida adulta acontece cada vez mais tarde. Esta é a conclusão de um estudo recente que identifica a idade mais avançada com que os adolescentes se casam ou têm filhos como um dos …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão aumentando com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh no …

Segundo o governo, deficit da Previdência equivale a 2,8% do PIB

O deficit previdenciário foi de R$ 182,45 bilhões em 2017. O rombo equivale a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país), o recorde registrado até o momento. Os cálculos divulgados …

Casa dos Horrores: pai de crianças encontradas acorrentadas já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia na semana passada. Mas o horror vem de antes. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Polícia apura se motorista que invadiu calçadão cometeu falsidade ideológica

Um novo processo de investigação foi aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para apurar se o motorista Antônio de Almeida Anaquim cometeu crime de falsidade ideológica ao omitir informações ao Departamento de Trânsito …

Aumento de bilionários em 2017 poderia acabar com a extrema pobreza por 7 vezes

De toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentrados nas mãos dos que estão na faixa de 1% mais rica, enquanto a metade mais pobre – o equivalente a 3,7 bilhões de …

230 mini-sismos levantam receios de mega-terremoto nos EUA

Uma “onda” de mini-tremores de terra sacudiu a semana passada no estado norte-americano de Nevada, criando receios de que um grande terremoto esteja prestes a acontecer. Segundo nota o jornal local Reno Gazette Journal, há registro …

Juíza perdoa dívida de R$ 48 mil de pai que largou tudo para cuidar de filho no Paraná

Enquanto milhares de homens abandonam seus filhos deixando toda responsabilidade por conta das mães, em Curitiba, Adolfo Guidi é um verdadeiro exemplo de pai. Tanto que, percebendo isso, uma juíza decidiu até mesmo ajudá-lo em …

Os 5 mais ricos do Brasil concentram a mesma riqueza que metade da população

As cinco pessoas mais ricas do Brasil têm um patrimônio equivalente a metade da população brasileira, informou nesta segunda-feira (22) a organização não-governamental (ONG) Oxfam, salientando que a riqueza dos milionários nacionais cresceu 13% em …