Cenário fatal: geólogos preveem destruição total do Japão

Os geólogos encontraram um supervulcão localizado perto do litoral japonês que contém 34 km³ de magma. Em caso de erupção, um vulcão com essas reservas poderia matar 100 milhões de pessoas.

Os cientistas da Universidade de Kobe estudaram a caldeira Kikai – uma cratera vulcânica, cuja erupção aconteceu há 7,3 mil de anos e eliminou toda a civilização no sul do Japão.

No decurso da pesquisa, que foi publicada a semana passada na revista Scientific Reports, os cientistas descobriram que dentro do vulcão há uma cúpula cujo raio atinge 10 quilômetros, enquanto sua altitude alcança 600 metros.

Além disso, também examinaram a superfície do leito marítimo nessa área e finalmente chegaram à conclusão de que o tamanho da cúpula tem aumentado.

Na opinião de um dos geólogos que participou da pesquisa, isso poderia ter um final fatal – uma poderosa erupção destruirá o Japão e provocará depois um tsunami, capaz de alcançar a China e o continente americano.

(dr) Kobe University

No interior do Kikai há uma cúpula de magma com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros

Mas isso não é tudo. Após a erupção, uma quantidade significativa de cinzas será lançada ao ar, o que causará um “inverno vulcânico“.

“Apesar de a probabilidade de a gigantesca caldeira do Kikai entrar em erupção nos próximos 100 milhões de anos ser de apenas 1%, se tal acontecesse, no pior dos cenários estimamos que o número de mortes poderia chegar a 100 milhões”, explicou Tatsumi ao diário japonês The Mainichi.

Não deixa de ser preocupante que a quantidade de magma do Kikai esteja aumentando, mas felizmente para todos nós, com essa probabilidade, mais depressa veremos o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano do que pela apocalíptica erupção do supervulcão.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …