Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países.

Os viajantes terão que ficar isolados durante 14 dias. Caso desrespeitem a decisão, poderão ter que pagar uma multa. Paris anunciou reciprocidade à medida, que entra em vigor na madrugada deste sábado (15).

O anúncio foi feito pelo ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, na noite de quinta-feira (13). O principado de Mônaco, as ilhas de Turks e Caicos e Aruba também fazem parte da lista.

“Nós fizemos tantos esforços para abaixar os níveis (de transmissão da Covid-19) que a última coisa que queremos agora é que pessoas entrem no território trazendo o vírus”, declarou o ministro britânico. “Quando vemos países ultrapassando um certo limite de contaminação, não temos outra escolha, senão agir”. Quem desrespeitar a quarentena está sujeito a uma multa de £ 3.200 (mais de R$ 22 mil).

A medida não chega a ser uma surpresa, já que a imprensa do Reino Unido especulava há dias sobre essa hipótese. Mas a confirmação da decisão não agradou as autoridades francesas.

Logo após o anúncio, o secretário francês para Assuntos Europeus, Clément Baune, afirmou no Twitter que a França “lamenta [a decisão], que resultará em uma medida de reciprocidade, à espera do retorno à normalidade o quanto antes”.

Turismo afetado em ambos os lados

Com isso, o governo francês corre o risco de perder boa parte dos turistas britânicos nessa alta temporada de férias, já prejudicada pela pandemia. A França é o segundo destino preferido dos viajantes do Reino Unido, atrás apenas da Espanha. No ano passado, mais de 10 milhões de britânicos passearam pelo território francês.

Do lado oposto, cerca de 3,5 milhões de visitantes oriundos da França visitam o Reino Unido por ano. Apenas os norte-americanos são mais numerosos.

A medida também pode fazer com que milhares de britânicos que já estão em férias na França voltem às pressas para evitar a quarentena. Temendo a multidão nesta sexta-feira (14) nos portões de embarque do Eurostar, o trem que faz o trajeto entre Paris e Londres sob o Canal da Mancha, a empresa Eurotunnel já avisou que apenas os passageiros com reservas confirmadas poderão embarcar.

Segundo as autoridades do Reino Unido, 160 mil turistas britânicos estão atualmente na França. Além disso, mais de 300 mil franceses vivem nas terras da rainha e muitos estão passando as férias de verão atualmente na França. “As pessoas que viajaram esse ano sabiam que havia um risco importante e partiram conscientes da situação”, disse Grant Shapps.

Londres havia imposto em junho um período de quarentena para todos que entravam em seu território, independentemente do país de origem. A medida foi revista e restrita aos viajantes vindos da Espanha.

Com cerca de 41.000 mortos, o Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortes causadas pela pandemia. A França registrou mais de 2.600 novos casos nas últimas 24 horas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …