China critica Estados Unidos por venderem armas a Taiwan e promete tomar contramedidas

A chancelaria chinesa protestou contra a decisão dos Estados Unidos de vender armas a Taiwan no valor estimado de US$ 750 milhões (R$ 3,89 bilhões). A China instou os EUA a revogarem imediatamente as vendas de armas e prometeu tomar contramedidas.

O Ministério das Relações Exteriores da China criticou a decisão dos Estados Unidos, que aprovou nesta quarta-feira (4) a venda de 40 obuseiros autopropulsados M109A6 e outro armamento a Taiwan.

“Os Estados Unidos estão interferindo nos assuntos internos da China e minando a soberania e os interesses de segurança da China ao vender armas à região de Taiwan”, declarou nesta quinta-feira (5) a chancelaria chinesa.

O ministério reafirmou que “Taiwan é parte inseparável do território chinês” e, por isso, os Estados Unidos vão contra o direito internacional, violam o princípio de uma única China e as disposições de três comunicados conjuntos China-EUA.

O Departamento de Estado norte-americano “envia sinais errados às forças separatistas, [que querem] a ‘independência de Taiwan’, prejudica seriamente as relações entre a China e os EUA e a estabilidade no estreito de Taiwan”, segundo a chancelaria.

A China instou os Estados Unidos a revogarem imediatamente as vendas de armas para Taiwan e a cessarem toda a interação militar com a região.

“A China tomará as contramedidas legítimas e necessárias tendo em conta o desenvolvimento da situação”, declarou o ministério.

Por sua vez, o Departamento de Estado norte-americano destacou que a venda proposta de armamento ajudará Taiwan na modernização de seu parque de obuseiros, “aumentando sua capacidade de enfrentar ameaças atuais e futuras”.

Além de 40 obuseiros autopropulsados, Taipé solicitou a compra de 20 veículos municiadores M992A2, cinco veículos Hercules M88A2, cinco metralhadoras de calibre .50 M2 Chrysler Mount, kits de orientação de precisão e um Sistema Avançado de Dados Táticos de Artilharia de Campo (AFATDS).

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …