China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang’e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi esclarecido. Agora, uma análise da substância foi finalmente publicada, dando um fim ao mistério.

A descoberta foi feita por um membro da equipe do Yutu 2, o rover enviado ao lado afastado da Lua na Chang’e 4. Considerando que a missão explora o hemisfério lunar que nunca vemos da Terra, a expectativa de encontrar algo interessante por lá era grande, já que as missões anteriores ocorreram no lado visível do nosso satélite natural.

Essas características são sinais de possível presença de vidro, que poderia ter surgido graças ao derretimento de matéria causado por impacto de asteroides ou por erupções vulcânicas. Segundo o artigo, a rocha seria uma brecha – um conglomerado formado de fragmentos quebrados de rochas e unidos por alguma liga ou solda, que neste caso seria resultado dos impacto e pela aglutinação de regolitos. Essa mistura de mineral aquecido por meteoritos e pó lunar teria agido como uma espécie de cimento para formar a brecha.

Um relatório da Our Space, um periódico científico em língua chinesa, descreveu a substância na época usando o termo “胶状 物” (“jiao zhuang wu”), que pode ser traduzido como “semelhante a gel”. No entanto, agora podemos afirmar que a substância é, na verdade, composta de rocha.

Em um novo artigo na Earth and Planetary Science Letters, uma equipe liderada pelo pesquisador Gou Sheng analisou dados do Yutu 2 e do Espectrômetro Visível e Infravermelho Próximo (VNIS) a bordo do rover para determinar a composição provável e a abundância do material. Eles descrevem a substância como uma rocha derretida por impacto, esverdeada e brilhante, com 52 × 16 cm.

Algumas brechas formadas por impacto foram trazidas pelas missões Apollo, da NASA, e o material encontrado pelo Yutu 2 são semelhantes com essas amostras, especialmente as de número 15466 e 70019 – esta última sendo feita de fragmentos escuros de minerais e vidro preto brilhante.

Embora o novo estudo aponte para essas semelhanças, os resultados ainda não são definitivos. O artigo observa que a análise é limitada pelo fato de que as medidas pelos instrumentos do Yutu 2 foram realizadas sob más condições de iluminação e outros fatores desfavoráveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …