Pedaço do misterioso planeta Theia pode ter sido achado dentro da Lua

William K. Hartmann / UCLA

Theia a colidir com a Terra

Um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia, há 4,5 bilhões de anos teria colidido com a Terra. Pesquisadores sugerem que o corpo celeste se fundiu com a Terra formando o nosso satélite natural. No entanto, cientistas acreditam ter descoberto vestígios do misterioso planeta Theia na Lua.

Os modelos previam que entre 70% e 90% da Lua correspondem a pedaços de Theia. Porém, os isótopos de oxigênio das amostras coletadas pelos astronautas da missão Apollo eram muito semelhantes aos isótopos de oxigênio terrestres, se diferenciando bastante dos isótopos de outros objetos do Sistema Solar.

Uma possível explicação seria que a Terra e Theia tinham composições semelhantes, tendo ficado tudo misturado na sequência do impacto, mesmo as simulações não vendo como provável essa teoria.

As probabilidades de Theia ter possuído uma composição semelhante à da Terra são mínimas, o que significa que se a Lua é em sua maioria composta por Theia, os seus isótopos de oxigênio devem ser diferentes dos que existem na Terra.

A semelhança da composição tem despertado bastante curiosidade na comunidade científica nos últimos anos, o que fez surgiu a teoria de que Theia teria se fundido com a Terra. Enquanto cientistas acreditavam que o impacto criou uma nuvem de poeira que originou a Terra e a Lua, outros opinavam que Theia e a Terra se formaram muito próximo uma da outra.

A equipe de pesquisadores encabeçados pelo cientista planetário Erick Cano seguiu uma rota diferente e optou por analisar amostras lunares. Para a análise, os pesquisadores obtiveram várias amostras de diferentes tipos de rochas lunares, modificando uma técnica de análise de isótopos padrão para fazer medições de isótopos de oxigênio de alta precisão.

Esta análise revelou algo desconhecido: a composição isotópica do oxigênio variava dependendo do tipo de rocha examinada. Quanto mais profunda era a origem da rocha da Lua, mais pesados eram os isótopos de oxigênio em comparação com os terrestres.

A revelação poderia ser explicada se apenas a superfície da Lua fosse pulverizada e misturada durante o impacto, resultando na semelhança com o nosso planeta. No entanto, no interior da Lua, restou um fragmento de Theia praticamente inalterado, e os seus isótopos de oxigênio permaneceram perto do estado original.

O estudo, publicado na Nature Geoscience, assegura que esta é uma evidência bastante clara de que Theia poderia ter se formado mais distante no Sistema Solar e se movimentado para dentro antes da colisão com a Terra juvenil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …