Em um mundo cada vez mais feminista, chineses criam filhas para serem princesas

Em um mundo mergulhado na onda feminista, as novas gerações de pais na China continuam fomentando a diferença de gênero educando as filhas como se fossem princesas, uma tendência que está sendo aproveitada por novas empresas que surgem no país.

Em Xangai, a Twikle, um espaço de jogos para crianças, com restaurante para os pais, está prestes a abrir sua terceira loja. O diferencial do local é que ele também oferece um spa para as meninas.

“Eu não acho que seja má influência para elas. É como o jogo no qual as crianças interpretam os papéis de seus pais“, conta à EFE Lou Xiaoiu, uma mãe de 32 anos, enquanto sua filha Ivy, de 5, tem o rosto coberto com rodelas de pepino e as unhas pintadas com cores vivas por uma manicure.

Manicure, pedicure, massagens. Tudo isso em uma sala com cadeiras rosas. As meninas desfilam com roupões de banho e diademas da mesma cor, graças à disposição das mães em pagar entre 150 e 280 iuanes (entre R$ 90 e R$ 165) pelo serviço que não para de crescer.

“Com o desenvolvimento econômico da China, alguns pais respaldam os pontos de vista típicos de gênero e acreditam que as meninas devem ser criadas para serem belas e tranquilas, enquanto os meninos devem ser criados para serem masculinos”, conta à EFE Lixian Cui, professor de psicologia da New York University de Xangai.

Enquanto o mundo assiste a uma autêntica revolução social em prol do feminismo e da igualdade de gênero, muitos chineses seguem abraçando estereótipos e educando meninos e meninas de maneira diferente.

Dentro de suas possibilidades econômicas, os pais cercam as meninas de luxo e atendem a todas às suas necessidades. Aos meninos, explicou o professor, a ideia repassada é de que eles devem trabalhar duro e se esforçar para conseguir o que eles querem. Uma das razões para que isso aconteça, argumenta Cui, é o desejo dos pais de que as filhas atraiam maridos ricos.

O professor é membro do Chinese Families Lab, um projeto que estuda como a paternidade e o desenvolvimento das crianças influenciam as mudanças sociais, econômicas e culturais que estão ocorrendo no país.

Com a abertura comercial da China, o padrão de vida da população está crescendo consideravelmente. As empresas estão mudando de modo que, por exemplo, se multiplicam os estabelecimentos relacionados ao luxo para adultos e seus filhos.

“Definitivamente os negócios e a economia desempenham um grande papel aqui. Os negócios serão definidos pelas necessidades das pessoas e se eles observarem que os pais têm esses tipos de ideias e necessidades, vão criar companhias focadas em atendê-las”, analisou Cui, citando como exemplo a existência de lugares como os spas infantis.

Juntamente com a economia, a educação é outro fator que mantém diferenças de gênero, disse o psicólogo. O Chinese Families Lab está trabalhando agora em um projeto sobre os manuais escolares e descobriu que a diferenciação de gênero é “muito evidente”. “Eles descrevem meninas e meninos de um modo muito determinado, com funções típicas de gênero”, revelou o professor.

Embora a China ainda esteja muito atrás de outros países em questões de igualdade, Cui acredita que, mais cedo ou mais tarde, o país pegará o carro da igualdade. “O feminismo está cada vez mais entrando na China, pelo menos estão discutindo certos temas, mas ainda vai ser difícil que mude em um curto tempo. Vai demorar”, contou.

Será inevitável, pois, no final, no país sempre entram valores estrangeiros, apesar da censura e o interesse do governo que a abertura para o Ocidente não seja total.

“Estamos vendo isso em temas como o movimento ‘#MeToo’. Tudo que vem dos Estados Unidos de algum modo chega ao nosso país, também os valores culturais. E há cada vez mais casos de assédio na China que estão sendo discutidos através da internet”, explicou o psicólogo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …