Em um mundo cada vez mais feminista, chineses criam filhas para serem princesas

Em um mundo mergulhado na onda feminista, as novas gerações de pais na China continuam fomentando a diferença de gênero educando as filhas como se fossem princesas, uma tendência que está sendo aproveitada por novas empresas que surgem no país.

Em Xangai, a Twikle, um espaço de jogos para crianças, com restaurante para os pais, está prestes a abrir sua terceira loja. O diferencial do local é que ele também oferece um spa para as meninas.

“Eu não acho que seja má influência para elas. É como o jogo no qual as crianças interpretam os papéis de seus pais“, conta à EFE Lou Xiaoiu, uma mãe de 32 anos, enquanto sua filha Ivy, de 5, tem o rosto coberto com rodelas de pepino e as unhas pintadas com cores vivas por uma manicure.

Manicure, pedicure, massagens. Tudo isso em uma sala com cadeiras rosas. As meninas desfilam com roupões de banho e diademas da mesma cor, graças à disposição das mães em pagar entre 150 e 280 iuanes (entre R$ 90 e R$ 165) pelo serviço que não para de crescer.

“Com o desenvolvimento econômico da China, alguns pais respaldam os pontos de vista típicos de gênero e acreditam que as meninas devem ser criadas para serem belas e tranquilas, enquanto os meninos devem ser criados para serem masculinos”, conta à EFE Lixian Cui, professor de psicologia da New York University de Xangai.

Enquanto o mundo assiste a uma autêntica revolução social em prol do feminismo e da igualdade de gênero, muitos chineses seguem abraçando estereótipos e educando meninos e meninas de maneira diferente.

Dentro de suas possibilidades econômicas, os pais cercam as meninas de luxo e atendem a todas às suas necessidades. Aos meninos, explicou o professor, a ideia repassada é de que eles devem trabalhar duro e se esforçar para conseguir o que eles querem. Uma das razões para que isso aconteça, argumenta Cui, é o desejo dos pais de que as filhas atraiam maridos ricos.

O professor é membro do Chinese Families Lab, um projeto que estuda como a paternidade e o desenvolvimento das crianças influenciam as mudanças sociais, econômicas e culturais que estão ocorrendo no país.

Com a abertura comercial da China, o padrão de vida da população está crescendo consideravelmente. As empresas estão mudando de modo que, por exemplo, se multiplicam os estabelecimentos relacionados ao luxo para adultos e seus filhos.

“Definitivamente os negócios e a economia desempenham um grande papel aqui. Os negócios serão definidos pelas necessidades das pessoas e se eles observarem que os pais têm esses tipos de ideias e necessidades, vão criar companhias focadas em atendê-las”, analisou Cui, citando como exemplo a existência de lugares como os spas infantis.

Juntamente com a economia, a educação é outro fator que mantém diferenças de gênero, disse o psicólogo. O Chinese Families Lab está trabalhando agora em um projeto sobre os manuais escolares e descobriu que a diferenciação de gênero é “muito evidente”. “Eles descrevem meninas e meninos de um modo muito determinado, com funções típicas de gênero”, revelou o professor.

Embora a China ainda esteja muito atrás de outros países em questões de igualdade, Cui acredita que, mais cedo ou mais tarde, o país pegará o carro da igualdade. “O feminismo está cada vez mais entrando na China, pelo menos estão discutindo certos temas, mas ainda vai ser difícil que mude em um curto tempo. Vai demorar”, contou.

Será inevitável, pois, no final, no país sempre entram valores estrangeiros, apesar da censura e o interesse do governo que a abertura para o Ocidente não seja total.

“Estamos vendo isso em temas como o movimento ‘#MeToo’. Tudo que vem dos Estados Unidos de algum modo chega ao nosso país, também os valores culturais. E há cada vez mais casos de assédio na China que estão sendo discutidos através da internet”, explicou o psicólogo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …