Cérebro do pai reage de forma diferente com relação aos filhos e às filhas

Lies Thru a Lens / Flickr

-

Os pais que têm filhas revelam-se mais atentos e mais responsáveis para com as necessidades delas do que os pais que têm filhos, de acordo com um novo estudo que avaliou a interação de um grupo de homens com seus descendentes.

Os pais analisados na pesquisa publicada no jornal Behavioral Neuroscience, da Associação de Psicologia Americana (APA), também cantaram mais frequentemente para as filhas e falaram com elas mais abertamente sobre emoções do que os pais de meninos.

Os pais de filhos rapazes revelaram tendência para fazer brincadeiras mais “bruscas” e para usar linguagem mais relacionada com atingir objetivos, como o uso das palavras “orgulhoso, vitória e topo”, explica a APA em um comunicado.

Já os pais com filhas usaram mais uma “linguagem analítica” com palavras como “todo, abaixo e muito”, que tem sido “associada ao futuro sucesso acadêmico”, destaca a APA.

“Se a criança chora ou pergunta pelo pai, os pais de filhas respondem a isso mais do que os pais de filhos”, aponta a pesquisadora que liderou o estudo, Jennifer Mascaro, da Universidade de Emory, em Atlanta, Geórgia, nos EUA.

Mascaro destaca que os pais, e as mães, devem estar atentos à forma como “noções inconscientes de gênero podem entrar em jogo na forma como tratamos até as crianças muito jovens”.

“A maioria dos pais tenta fazer o melhor possível e fazer tudo para ajudar os filhos a serem bem sucedidos, mas é importante entender como é que as suas interações com as suas crianças podem ser, sutilmente, preconceituosas com base no gênero”, acrescenta.

Na análise se apurou também que os pais de filhas usam, mais vezes, palavras relacionadas com o corpo, por exemplo, “barriga e pé”. Esse dado é particularmente interessante de avaliar quando são, sobretudo, as meninas que desenvolvem problemas de autoestima com o corpo e a imagem.

A pesquisa da Universidade de Emory e da Universidade do Arizona, também nos EUA, analisou 52 pais (com 30 filhas e 22 filhos) que usaram um computador agregado ao cinto durante um dia da semana e um dia do fim de semana.

O aparelho estava programado para ligar automaticamente durante 50 segundos a cada 9 minutos, para registar qualquer som verificado.

Alguns dos pais envolvidos no estudo tinham mais do que um filho, mas os pesquisadores focaram na sua interação apenas com um filho ou filha.

Os pais do estudo também foram sujeitos a ressonâncias magnéticas cerebrais enquanto viam fotos de um adulto desconhecido, de uma criança desconhecida e dos seus próprios filhos com rostos felizes, tristes ou neutros.

Os resultados revelaram também que “os pais de filhas tiveram respostas maiores às expressões faciais felizes das filhas em áreas do cérebro importantes para o processamento visual, para a recompensa, a regulação emocional e o processamento facial do que os pais de filhos”, aponta a APA.

“Os cérebros dos pais de rapazes responderam de forma mais robusta às expressões faciais neutras dos seus filhos, possivelmente porque responderam às demonstrações emocionais mais ambíguas” que eles apresentam, acrescenta a APA.

As expressões faciais de tristeza dos filhos não mostraram diferenças significativas em função do sexo.

O estudo não conseguiu apurar se as reações diferentes dos homens relativamente às filhas e aos filhos é motivada por alguma espécie de “programação genética ou de evolução” ou se tem a ver com agir “em conformidade com normas sociais relacionados com o gênero”.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Penso, sim, que os pais devem alterar “a forma como noções inconscientes de gênero podem entrar em jogo” para “noções conscientes de gênero”.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …

5 razões por que 2021 pode ser um ano crucial na luta contra o aquecimento global

O mundo tem um tempo limitado para agir de modo a evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. A pandemia de covid-19 foi o grande problema de 2020, sem dúvida, mas espera-se que, até o final …

Supremo da Coreia do Sul confirma 20 anos de prisão para ex-presidente

O Supremo Tribunal confirmou hoje a condenação a 20 anos de prisão pronunciada em 2017 contra a ex-presidente Park Geun-hye, destituída nesse mesmo ano depois de ser reconhecida culpada de corrupção e abuso de poder. …

Esse homem só pode tentar adivinhar a própria senha mais duas vezes para recuperar $236 milhões de dólares em Bitcoin

Com altas recentes no preço do Bitcoin, um fenômeno infeliz está surgindo: pessoas que acumularam incríveis fortunas na criptomoeda estão percebendo que perderam as senhas das suas carteiras digitais criptografadas. Stefan Thomas, um programador em São …

Vacina contra covid-19: a estratégia do país que decidiu vacinar os jovens antes dos idosos

A Indonésia lançou um programa de vacinação em massa gratuito contra a covid-19 em uma tentativa de impedir a propagação do vírus e fazer sua economia voltar a se aquecer. Mas o país está adotando uma …

Com popularidade a mil, Signal vai contratar mais pessoas e otimizar recursos

Recentemente, o Canaltech noticiou que um simples tweet publicado pelo empresário Elon Musk fez com que o Signal, um mensageiro instantâneo conhecido por respeitar a privacidade de seus usuários e ser 100% em código aberto, …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …