Professor cria projeto para arrecadar vestidos para festa de formatura de meninas da periferia

Com certeza você já se deparou com um vestido de festa que não usava mais, certo? E que tal se ele pudesse realizar o sonho de alguém que não tem condições de alugar uma peça para a sonhada formatura?

Com isso em mente, o Projeto Princesas foi criado, com a iniciativa do professor de Educação Física Jessé Fragoso da Cruz, de 29 anos, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em contato com a realidade de meninas de 10 a 18 anos que estudam na Escola Estadual Tereza de Noronha.

“São meninas que estão em situações de vulnerabilidade e violência na região. Isso me fez pensar e agir pela transformação de histórias e contextos de vida de cada uma delas. E o grande sentido é que elas não se tornam princesas simplesmente pelo vestido ou a tiara brilhante, mas por se reconhecerem como meninas e aprenderem como são especiais nesse mundo”, explicou.

Dedicado aos projetos sociais, Jessé busca seguir o exemplo dos pais que sempre compartilharam com o próximo o pouco que tinham.

“Vim de uma família em que meu pai era um líder comunitário e minha mãe sempre ajudava a comunidade. E isso me fez acreditar que a mudança está nas pequenas iniciativas. No início eram dezenas de meninas, hoje temos 150 envolvidas no projeto”, disse.

Este ano, o professor almeja arrecadar o máximo de vestidos para ajudar outras mulheres. “É importante ressaltar que cada menina escolhe seu vestido e fica com ele. Os que não servem, nós incluímos em outro projeto social destinado a aluguéis a preços muito populares”, contou.

No decorrer do ano, Jessé coordena cursos, palestras e atividades que que contribuem no desenvolvimento social, familiar e pessoal de cada menina, e a formatura é o fechamento de um ciclo que merece prestígio.

“É o dia que elas enxergam todo o processo que passaram durante o ano e se sentem vencedoras. Parece algo simples, mas tem um efeito fortalecedor em que presenciamos meninas longe da violência e da gravidez precoce, que é muito comum nas periferias da cidade”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …