Cibercriminosos tentam imitar Zoom, Google Meet e até OMS para aplicar golpes

Os golpes de phishing continuam sendo a principal e mais lucrativa artimanha dos cibercriminosos para roubar dados e disseminar malwares.

Um novo relatório da Check Point, empresa especializada em segurança da informação, apontou para a detecção de nada menos do que 192 mil ataques relacionados ao coronavírus por semana entre o final de abril e o começo de maio, com bandidos tentando se passar por serviços de teleconferência e até pela Organização Mundial de Saúde para enganar as vítimas.

Os e-mails fraudulentos são acompanhados de URLs igualmente perigosas, simulando a aparência e os endereços reais de serviços como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet. Na maioria dos casos, as tentativas vêm disfarçadas de convites para reuniões ou eventos online, com links que levam às páginas falsas ou diretamente ao download de malwares.

Segundo os dados da Check Point, desde janeiro deste ano, mais de 6,5 mil domínios ligados ao Zoom foram registrados globalmente, sendo 2,5 mil apenas entre o final de abril e início de maio. Desta nova leva, a empresa detectou ataques ligados a 32 deles, com outros 13% do total, ou cerca de 320, sendo considerados suspeitos.

A discrepância entre o número de URLs e sua utilização também está relacionada a uma visão de futuro, já que na medida em que os endereços vão sendo identificados como maliciosos, acabam substituídos por outros de forma a escapar da detecção.

O mesmo também vale para a Organização Mundial de Saúde, cujas tentativas de golpes estão, claro, diretamente ligadas ao coronavírus. Os e-mails de phishing se relacionam a informativos falsos contendo, por exemplo, a notícia de que os testes humanos de uma vacina estariam começando, avisos para que o usuário se registre para receber apoios financeiros no momento da crise e até convites para que os alvos participem de pesquisas ou experimentos relacionados a medicamentos ou tratamentos para a COVID-19.

Pedidos de doações em criptomoedas também são feitos, com os fundos sendo direcionados às carteiras digitais de golpistas.

Em todos os casos, o principal meio de detectar a existência de uma fraude desse tipo é prestar atenção nas URLs usadas, que nunca corresponderão com as oficiais. Elas podem conter caracteres trocados, como um “I maiúsculo” no lugar do “l minúsculo”, numerais que parecem letras ou erros de digitação propositais que podem passar despercebidos em uma primeira olhada.

A atenção, aliás, é o principal método indicado pelos especialistas para se manter seguro. Como dito, o uso de termos parecidos, grafias diferentes e URLs que não correspondem às oficiais são o principal caminho usado pelos hackers e, da mesma maneira, também a melhor maneira de se manter seguro contra os ataques. Erros de digitação ou ortografia em e-mails também podem denunciar convites falsos.

Além disso, valem as dicas de sempre. Os usuários devem tomar cuidado com links para downloads recebidos por e-mail ou mensageiros instantâneos, mesmo que eles venham de contatos conhecidos ou fontes aparentemente seguras. O ideal é não baixar nada que venha por esses meios e acessar páginas oficiais de organizações e plataformas caso acredite que a comunicação é legítima, mas não tenha certeza disso.

Ainda, ofertas mirabolantes devem ser descartadas. Não existe governo no mundo, muito menos a OMS, dando milhares de dólares em auxílio emergencial, enquanto uma cura para o novo coronavírus, infelizmente, não existe.

Descarte qualquer comunicação nesse sentido e mantenha softwares de segurança instalados e atualizados para ajudar na detecção de pragas virtuais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …