O que torna alguém atraente? O sorriso, os olhos, a forma física, as ideias? Essa discussão é tão antiga quanto subjetiva, mas, de acordo com pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, a característica fundamental parece ser o altruísmo.
Steven Arnocky, da Universidade de Nipissing, e Pat Barclay, da Universidade de Guelph, ambos professores de psicologia, conduziram dois estudos para tentar entender melhor a relação entre o comportamento e o desejo sexual despertado.
E, contrariando ideias populares que sugerem que esnobar os outros os deixa atraídos, as pessoas boas têm mais sucesso quando se trata de sexo.
O primeiro estudo entrevistou jovens, que responderam vários questionários para conhecer seu nível de altruísmo (com perguntas sobre doação de sangue, por exemplo) e sua vida sexual. As pessoas com mais atitudes de atenção ao próximo demonstraram ter tido mais parceiros sexuais, mais sexo casual e transar mais em seus relacionamentos.
Como esses dados eram informados pelos próprios participantes, que poderiam distorcer as respostas, Steven e Pat decidiram fazer outra pesquisa. Um segundo estudo, mais objetivo, os voluntários entraram em um concurso com prêmio de 100 dólares.
Os ganhadores eram questionados se gostariam de receber o dinheiro ou doar. “Os que doaram haviam declarado ter mais parceiros durante a vida, mais sexo casual e mais parceiros durante o último ano”, diz Steven.
Os pesquisadores afirmam que os resultados ainda não são definitivos e que mais estudos precisam ser feitos sobre o tema, mas, ao que parece, a bondade das pessoas vem chamando mais a atenção dos jovens do que outros tipos de atributos.
// Hypeness