Estudo revela que, afinal, opostos não se atraem

Será que escolhemos nossos amigos e parceiros românticos porque compartilhamos interesses comuns? Até recentemente, ninguém realmente sabia. Agora, um novo estudo da Universidade Stanford, nos EUA, indica que, afinal de contas, os opostos não se atraem.

Segundo o estudo publicado na Psychological Science, as pessoas gostam de pessoas com personalidades parecidas com as nossas na maior parte do tempo.

“Os psicólogos estudaram esta questão durante muitos anos e os resultados pareciam bastante claros: os amigos e os parceiros não são semelhantes em termos de personalidade”, disse Michal Kosinski, professor de comportamento organizacional na Universidade Stanford.

“Isso era surpreendente, porque sabíamos intuitivamente que as pessoas escolhem parceiros e amigos que têm personalidades semelhantes. Então, o que estava acontecendo?”, acrescentou.

A personalidade é geralmente medida usando pesquisas em que as pessoas respondem perguntas sobre si mesmas. No entanto, quando as pessoas respondem a questionários de personalidade, elas se avaliam no contexto dos colegas.

Por exemplo, um introvertido que é o mais extrovertido entre os seus amigos introvertidos pode descrever-se como um extrovertido – um julgamento subjetivo. Isso é chamado de “efeito de grupo de referência”.

Kosinski e mais três especialistas da Universidade de Cambridge e da Universidade Stony Brook decidiram abordar a avaliação de personalidade de forma diferente.

Usaram dados recolhidos do Facebook: todas as curtidas que os internautas usaram nas outras publicações. Eles então analisaram as próprias escolhas de palavras para desenvolver uma imagem mais precisa das personalidades das pessoas.

Vantagens

“As impressões digitais deixadas para trás ao usar o Facebook funcionam muito bem quando se trata de medir a personalidade”, explicou Kosinski, que coordena o projeto myPersonality, uma colaboração global entre mais de 100 universidades que estudam os dados do Facebook de 8 milhões de voluntários.

Segundo o cientista, estas informações são muito melhores do que relatar o próprio comportamento através de um questionário ou ser observado em um laboratório porque quando as pessoas percebem que estão a ser estudadas, deixam de se comportar naturalmente e mudam suas respostas.

Além de evitar o efeito do grupo de referência, Kosinski diz que as avaliações digitais oferecem outras vantagens. Não só são quase impossíveis de falsificar, como podem ser aplicadas a grandes populações e serem administradas rapidamente.

“Sem planear, encontramos uma profunda influência do efeito de grupo de referência sobre os resultados dos testes tradicionais de personalidade, e a conclusão indica que algumas coisas que acreditamos sobre psicologia da personalidade não são verdade. Quantas outras verdades estabelecidas na psicologia estão erradas devido a este efeito?”, questionou.

As conclusões desta investigação podem ser muito importantes nas áreas de negócios, por exemplo, onde a avaliação da personalidade é essencial. Por exemplo, as empresas que tentam construir equipes eficazes podem combinar grupos baseados nas personalidades das pessoas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …