Ciência desvenda os mistérios por trás do amor incondicional pelo café

Uma pesquisa realizada pelo Lawrence Berkeley National Laboratory (Berkeley Lab) indica que o nosso amor pelo café pode estar condicionado por uma mistura especial de fatores sociais e genéticos.

“Parece que fatores ambientais definem as bases em que seus genes começam a ter efeito. Então, se o seu ambiente predispõe a beber mais café – como se colegas de trabalho ou cônjuge bebem muito, ou você mora em uma área com muitos cafés -, os genes que você possui que o predispõem a gostar de café terão um impacto maior“, explica o estatístico Paul Williams, do Berkeley Lab.

Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou dados do Framingham Study, uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde americano em andamento desde 1948. Ela reúne dados de 4.788 pares de pais e filhos e 2.380 pares de irmãos a cada três a cinco anos, com informações detalhadas sobre dieta, exercícios e histórico médico.

Embora o Framingham Study tenha sido criado com o fim de investigar como o estilo de vida e a genética afetam taxas de doenças cardiovasculares, os dados já foram utilizados em diversas outras pesquisas. Incluindo, claro, o levantamento sobre nosso amor pelo café.

Analisando estatisticamente as informações disponíveis, os cientistas buscaram entender qual a proporção de consumo de café era influenciada pela genética e o quanto o ambiente externo seria uma influência. As descobertas foram publicadas em janeiro no periódico Behavior Genetics.

De acordo com o estudo, entre 36% e 58% deste consumo é determinado pela genética. No entanto, a correlação entre o consumo de café dos pais e o consumo dos filhos foi se tornando cada vez mais forte, como explica um artigo do News Center do Berkeley Lab.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …