Estamos fazendo café de forma errada (e quem diz é a Ciência)

Se você considera que o café perfeito é uma coisa extremamente subjetiva e pessoal, temos que dizer que a ciência acha que está completamente errado.

De acordo com o IFLScience, um novo estudo da Universidade Estadual do Kansas, nos EUA, mostra que, aparentemente, só existe uma forma correta de fazer café – e tem tudo a ver com a temperatura da água.

A pesquisa, publicada no início de agosto na revista Food Research International, envolveu sete degustadores profissionais do Centro de Análise Sensorial e Comportamento do Consumidor, que passaram bastante tempo provando e a analisando café para descobrir exatamente como fazer a melhor versão possível da bebida.

No total, a equipe analisou 36 diferentes atributos de sabor, isto é, características como “frutado” ou “floral”, em várias amostras de café feitas com diferentes tipos de grãos e consumidos em diferentes temperaturas.

No fim, os pesquisadores chegaram à conclusão que a temperatura da água pode ser o fator determinante para que um café seja considerado bom (ou nem por isso). A temperatura que pretendemos atingir depende do tipo de grão, mas a principal descoberta é que beber diretamente da água fervendo é uma proibição absoluta.

Regra geral, podemos utilizar a temperatura de 70°C, particularmente se estivermos utilizando um café de variedade árabe. Por outro lado, se estivermos usando grãos da variedade Robusta, consumi-los a uma temperatura de 60°C ou 50°C produz um sabor mais intenso. Além disso, devemos evitar beber café a uma temperatura superior a 70° C devido aos risco de queimaduras.

Mas isso não é tudo. Segundo o mesmo site, existem vários outros componentes que podem melhorar o sabor do café, desde a moagem até o frescor dos grãos, assim como a proporção entre café e água e até mesmo a qualidade da água.

Em declarações ao The Conversation, Christopher Hendon, professor de materiais computacionais e química da Universidade de Oregon, que não esteve envolvido no estudo, também compartilha da mesma opinião. Quanto mais alta a temperatura, mais saboroso fica o café. No entanto, se for muito alta também faz com que fiquemos com compostos indesejáveis na bebida.

Independentemente da forma como você gosta do café – fraco, forte, quente, frio –, o certo é que deve bebê-lo.

Vários estudos comprovam que a cafeína, bebida com moderação, traz vários benefícios para a saúde, diminuindo o risco de problemas cardíacos, câncer de pele, diabetes tipo 2 e até pode proporcionar uma vida mais longa.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …