Estamos fazendo café de forma errada (e quem diz é a Ciência)

Se você considera que o café perfeito é uma coisa extremamente subjetiva e pessoal, temos que dizer que a ciência acha que está completamente errado.

De acordo com o IFLScience, um novo estudo da Universidade Estadual do Kansas, nos EUA, mostra que, aparentemente, só existe uma forma correta de fazer café – e tem tudo a ver com a temperatura da água.

A pesquisa, publicada no início de agosto na revista Food Research International, envolveu sete degustadores profissionais do Centro de Análise Sensorial e Comportamento do Consumidor, que passaram bastante tempo provando e a analisando café para descobrir exatamente como fazer a melhor versão possível da bebida.

No total, a equipe analisou 36 diferentes atributos de sabor, isto é, características como “frutado” ou “floral”, em várias amostras de café feitas com diferentes tipos de grãos e consumidos em diferentes temperaturas.

No fim, os pesquisadores chegaram à conclusão que a temperatura da água pode ser o fator determinante para que um café seja considerado bom (ou nem por isso). A temperatura que pretendemos atingir depende do tipo de grão, mas a principal descoberta é que beber diretamente da água fervendo é uma proibição absoluta.

Regra geral, podemos utilizar a temperatura de 70°C, particularmente se estivermos utilizando um café de variedade árabe. Por outro lado, se estivermos usando grãos da variedade Robusta, consumi-los a uma temperatura de 60°C ou 50°C produz um sabor mais intenso. Além disso, devemos evitar beber café a uma temperatura superior a 70° C devido aos risco de queimaduras.

Mas isso não é tudo. Segundo o mesmo site, existem vários outros componentes que podem melhorar o sabor do café, desde a moagem até o frescor dos grãos, assim como a proporção entre café e água e até mesmo a qualidade da água.

Em declarações ao The Conversation, Christopher Hendon, professor de materiais computacionais e química da Universidade de Oregon, que não esteve envolvido no estudo, também compartilha da mesma opinião. Quanto mais alta a temperatura, mais saboroso fica o café. No entanto, se for muito alta também faz com que fiquemos com compostos indesejáveis na bebida.

Independentemente da forma como você gosta do café – fraco, forte, quente, frio –, o certo é que deve bebê-lo.

Vários estudos comprovam que a cafeína, bebida com moderação, traz vários benefícios para a saúde, diminuindo o risco de problemas cardíacos, câncer de pele, diabetes tipo 2 e até pode proporcionar uma vida mais longa.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …