Estamos fazendo café de forma errada (e quem diz é a Ciência)

Se você considera que o café perfeito é uma coisa extremamente subjetiva e pessoal, temos que dizer que a ciência acha que está completamente errado.

De acordo com o IFLScience, um novo estudo da Universidade Estadual do Kansas, nos EUA, mostra que, aparentemente, só existe uma forma correta de fazer café – e tem tudo a ver com a temperatura da água.

A pesquisa, publicada no início de agosto na revista Food Research International, envolveu sete degustadores profissionais do Centro de Análise Sensorial e Comportamento do Consumidor, que passaram bastante tempo provando e a analisando café para descobrir exatamente como fazer a melhor versão possível da bebida.

No total, a equipe analisou 36 diferentes atributos de sabor, isto é, características como “frutado” ou “floral”, em várias amostras de café feitas com diferentes tipos de grãos e consumidos em diferentes temperaturas.

No fim, os pesquisadores chegaram à conclusão que a temperatura da água pode ser o fator determinante para que um café seja considerado bom (ou nem por isso). A temperatura que pretendemos atingir depende do tipo de grão, mas a principal descoberta é que beber diretamente da água fervendo é uma proibição absoluta.

Regra geral, podemos utilizar a temperatura de 70°C, particularmente se estivermos utilizando um café de variedade árabe. Por outro lado, se estivermos usando grãos da variedade Robusta, consumi-los a uma temperatura de 60°C ou 50°C produz um sabor mais intenso. Além disso, devemos evitar beber café a uma temperatura superior a 70° C devido aos risco de queimaduras.

Mas isso não é tudo. Segundo o mesmo site, existem vários outros componentes que podem melhorar o sabor do café, desde a moagem até o frescor dos grãos, assim como a proporção entre café e água e até mesmo a qualidade da água.

Em declarações ao The Conversation, Christopher Hendon, professor de materiais computacionais e química da Universidade de Oregon, que não esteve envolvido no estudo, também compartilha da mesma opinião. Quanto mais alta a temperatura, mais saboroso fica o café. No entanto, se for muito alta também faz com que fiquemos com compostos indesejáveis na bebida.

Independentemente da forma como você gosta do café – fraco, forte, quente, frio –, o certo é que deve bebê-lo.

Vários estudos comprovam que a cafeína, bebida com moderação, traz vários benefícios para a saúde, diminuindo o risco de problemas cardíacos, câncer de pele, diabetes tipo 2 e até pode proporcionar uma vida mais longa.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, …

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …