Uma equipe de cientistas norte-americanos conseguiu criar em laboratório um material que se assemelha ao manto da invisibilidade de Harry Potter e que faz desaparecer objetos.
Esta “pele da invisibilidade” é constituída por um material ultra-fino e flexível que tem a capacidade de envolver um objeto e de fazê-lo desaparecer.
A película de 80 nanômetros de espessura – unidade de medida que é equivalente a um centímetro dividido por 10 milhões de frações – é feita de blocos de nano-antena que são, de forma simplista, antenas óticas constituídas por pontas de ouro e que conseguem capturar e concentrar a luz.
Essas nano-antenas interferem na dispersão normal das ondas de luz, podendo as redirecionar e refletir como se fossem um espelho.
Na pesquisa feita no Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos EUA, esse “manto mágico” foi envolvido em torno de um minúsculo e irregular objeto de apenas 36 micro metros quadrados.
Logo que as nano-antenas foram ativadas, alterando sua polarização, tornaram essa minúscula protuberância invisível.
“Essa é a primeira vez que um objeto 3D de uma forma arbitrária foi camuflado da luz visível”, explica o líder da investigação, Xiang Zhang, citado pelo jornal The Sydney Morning Herald.
Por agora, a tecnologia só foi testada à escala microscópica, mas os cientistas acreditam que pode ser recriada, no futuro, em objetos maiores.
“A nossa capa ultra-fina agora parece um casaco. É fácil de desenhar e de implementar e é potencialmente escalável para esconder objetos macroscópicos“, constata Xiang Zhang.
Esta nova tecnologia foi revelada na revista Science e pode ter aplicações na área militar, por exemplo, para fazer “desaparecer” soldados e veículos ou para esconder espiões. Mas esse cenário está muito longe de acontecer.
No estado atual da tecnologia, a movimentação estraga o efeito de invisibilidade e o “manto mágico” só funciona numa gama de comprimento de onda de luz limitada.