Cientistas descobrem por acidente como converter CO2 diretamente em combustível

Já pensou que incrível seria se pudéssemos converter dióxido de carbono atmosférico em combustível, em escala industrial?

Pois esse não é um sonho maluco. Graças a uma descoberta acidental, pesquisadores do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, desenvolveram um processo que pode conseguir transformar poluição em etanol, usando um único catalisador.

Recentemente, atingimos os mais altos níveis de CO2 atmosférico em milhões de anos. É improvável que esse número diminua no futuro, o que significa que nunca mais seremos capazes de ter níveis “seguros” novamente.

Mas, se pudermos transformar CO2 em uma fonte de combustível, pelo menos abrandaremos um pouco a situação.

“Nós descobrimos por acaso este material”, um membro da equipe, Adam Rondinone, citado pelo Science Alert. “Nós estávamos tentando estudar o primeiro passo de uma reação, quando percebemos que o catalisador estava fazendo toda a reação por conta própria”.

A descoberta

Rondinone e seus colegas fizeram um catalisador utilizando carvão, cobre e nitrogênio, medindo apenas 50 a 80 nanômetros de altura. (1 nanômetro = um milionésimo de milímetro).

Quando aplicaram uma corrente eléctrica de apenas 1,2 volts, o catalisador converteu uma solução de CO2 dissolvido na água em etanol, com um rendimento de 63%.

Este resultado foi surpreendente por duas razões: primeiro, porque o processo de combustão usou uma quantidade muito modesta de energia elétrica, e, segundo, porque foi capaz de fazer a conversão simultaneamente, atingindo um rendimento relativamente elevado de etanol.

Os cientistas estavam esperando um produto químico significativamente menos desejável, o metanol.

Demanda

Este tipo de reação eletroquímica geralmente resulta em uma mistura de vários produtos diferentes em pequenas quantidades, como metano, etileno e monóxido de carbono, sendo que nenhum deles estão em demanda particularmente elevada.

Em vez disso, a equipe acabou com enormes quantidades de etanol, que pode ser usado como combustível.

Essa não é a primeira tentativa de converter CO2 em algo que pode ser realmente usado. Pesquisadores de todo o mundo buscaram maneiras de transformá-lo em coisas como metanol e combustível de hidrocarboneto.

Porém, todos estes métodos, embora promissores, geram um produto final que o mundo não precisa agora. Claro, podemos ajustar nossos carros e usinas de energia para usar combustível de hidrocarboneto, se ele for barato e eficiente o suficiente, mas não chegamos lá ainda.

O etanol, por outro lado, já está em alta demanda hoje em dia.

Escala industrial

Os pesquisadores explicam que eles foram capazes de alcançar tais rendimentos elevados porque a nanoestrutura do catalisador é fácil de manipular e ajustar para obter os resultados desejados.

“Ao usar materiais comuns, mas organizando-os com nanotecnologia, nós descobrimos como limitar as reações colaterais e acabar com a única coisa que queremos”, disse Rondinone.

Uma vez que o catalisador é feito a partir de materiais de baixo custo e pode operar à temperatura ambiente com requisitos elétricos modestos, é provável que a tecnologia possa ser aumentada para uma escala de utilização a nível industrial.

Resta esperar para conferir os resultados dessa ideia em um plano prático.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …