Cientistas descobrem anticorpo que poderia levar a vacina universal contra coronavírus

PAHO / WHO

Pesquisadores na Califórnia, EUA, estudaram as reações de certos tipos de coronavírus em pessoas infetadas com a COVID-19, e detectaram um que é “lembrado” após infeção.

Cientistas do Instituto de Pesquisa de Scripps, Califórnia, EUA, descobriram um anticorpo com reação cruzada que se ativa em pessoas infectadas com a COVID-19 e que sofreram previamente com resfriado, informa um comunicado de quarta-feira (26) da organização.

Com o uso de microscopia eletrônica, os cientistas tentaram entender como certos coronavírus que causam resfriado podiam influenciar a resposta imunológica à doença do novo coronavírus.

“Examinando amostras de sangue coletadas antes da pandemia, e comparando-as com amostras de pessoas que haviam estado doentes com COVID-19, conseguimos identificar os tipos de anticorpos que reagiram de forma cruzada com os coronavírus benignos e SARS-CoV-2”, explicou Raiees Andrabi, investigador do Instituto de Pesquisa de Scripps, Califórnia, EUA, e autor principal do estudo publicado na revista Nature Communications.

Durante os testes o anticorpo encontrado conseguiu neutralizar igualmente o SARS-CoV-1, o coronavírus que causa a síndrome respiratória aguda severa.

“Este tipo de anticorpo reativo cruzado é provavelmente produzido por uma célula B de memória que é inicialmente exposta a um coronavírus que causa o resfriado comum, e depois se recupera durante uma infecção da COVID-19”, indicou Andrabi. As células B da memória são uma parte essencial do sistema imunológico, que podem circular no sangue por décadas, prontas para entrar em ação se a ameaça surgir novamente.

“É provável que outro coronavírus mortal ressurja no futuro, e quando isso acontecer, queremos estar mais bem preparados. Nossa identificação de um anticorpo reativo cruzado contra o SARS-CoV-2 e os coronavírus mais comuns é um avanço promissor no caminho para uma vacina ou terapia de ação ampla”, disse Dennis Burton, coautor do estudo.

Segundo o comunicado, a descoberta poderá levar eventualmente ao desenvolvimento de uma vacina universal, protegendo assim contra coronavírus futuros.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …