Solução? Cientistas criam vírus que poderia ser capaz de combater a COVID-19

Cientistas dos EUA realizam experimentos com ratos infectados com o coronavírus MERS que permitiriam obter solução eficiente no combate à COVID-19.

Até o momento não existe uma vacina que possa proteger as pessoas de infecções provocadas por coronavírus.

Contudo, em suas pesquisas, um grupo de cientistas americanos descreveu um método promissor que consiste na criação de um vírus artificial com fragmentos da proteína S, da qual são formados os espinhos dos coronavírus, pelos quais eles se conectam com os receptadores na superfície de células, permitindo ao vírus invadir as mesmas.

Para tanto, o vírus artificial foi feito com base no vírus natural PIV5, presente nos cães, mas inofensivo ao ser humano, cujo gene força as células infectadas a produzir a glicoproteína S, análoga ao conteúdo da que existe nos espinhos do coronavírus.

Uma vez criado, o vírus foi injetado em ratos e usado como uma vacina contra o coronavírus MERS, publicou a revista da Sociedade Americana de Microbiologia, mBio.

Sabe-se que tal coronavírus não infecta ratos, por isso, para o experimento foram criados animais modelos nos quais é liberada a proteína DPP4, usada pelo coronavírus MERS como ponto de entrada em células humanas.

Como resultado, os testes mostraram que uma única dose de vacina viral, introduzida pelo nariz, fazia com que as células infectadas produzissem a proteína S de maneira efetiva, o que, por sua vez, gerou reações imunológicas contra a proteína no animal portador.

Quatro semanas após receberem a vacina, todos os ratos que ficaram imunizados com o vírus modificado PIV5 sobreviveram ao coronavírus MERS. Ao contrário, todos os ratos imunizados com o PIV5 sem genes para produzir a proteína S morreram da infecção.

Além disso, os animais que receberam uma vacina intramuscular com vírus MERS inativo apresentaram altos níveis de granulócitos eosinófilos, o que aponta a presença de infecção e inflamação, o que traz reflexões sobre a segurança do uso de vacinas intramusculares com vírus inativos.

“A pesquisa demonstra que a vacina intranasal na base do PIV5 é eficaz contra o coronavírus MERS nos ratos e seu potencial deverá ser pesquisado contra outros coronavírus perigosos, incluindo o SARS-CoV-2 [o coronavírus da COVID-19]”, declarou um dos líderes da pesquisa, Paul B. McCray.

Ainda de acordo com McCray, a descoberta de uma vacina eficaz contra o SARS-CoV-2 é uma “questão de tempo”. Atualmente, sua equipe tenta usar o mesmo método para combater o coronavírus da COVID-19.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …