Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora.

Já são mais de 81 mil infectados pelo vírus e mais de 2.700 mortes em decorrência da infecção respiratória chamada de Covid-19, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins. No ocidente, a Itália anunciou a sua décima segunda vítima fatal e, hoje (26), o Brasil confirmou o primeiro caso na América Latina.

Enquanto o vírus da Covid-19 se espalha, médicos de todo o mundo se mobilizam contra o coronavírus e procuram desenvolver ou ainda resgatarem vacinas (já existentes) que podem ser administradas contra essa cepa.

É o caso do médico e pesquisador norte-americano Peter Hotez, especialista em vacinas e doenças infecciosas da Baylor College of Medicine, no Texas, que investiga o uso de medicamentos desenvolvidos para o combate da SARS (Síndrome respiratória aguda grave).

Durante o surto da SARS, também originária da China em 2002, Hotez trabalhou no desenvolvimento de uma vacina capaz de proteger ratos, em laboratório, contra o vírus. No entanto, o projeto foi abandonado e a vacina nunca foi testada em seres humanos, porque foram necessários 16 anos (após o término do surto de SARS) para fabricá-la.

Agora, Hotez acredita que pequenos ajustes possam transformar essa vacina em uma defesa viável contra o Covid-19. Isso porque a SARS e o Covid-19 são altamente semelhantes, por serem ambos coronavírus — um termo genérico para uma categoria de vírus que leva a infecções do trato respiratório superior — e compartilham 82% de seu genoma.

Mesmo assim, a vacina, que ainda não foi testada em humanos e está parada há quatro anos em um “freezer”, provavelmente não ajudará na maneira em que está configurada hoje. Mesmo assim, Hotez acredita que ela seja um bom ponto de partida.

“Pode exigir alguns ajustes, mas é estável”, afirma James LeDuc, diretor do Laboratório Nacional de Galveston, financiado pela Universidade do Texas, que colaborou com os pesquisadores da Baylor. “Todo vírus é diferente, apresenta algumas adaptações”, esclarece LeDuc sobre a necessidade de algumas adaptações na vacina.

Para alterar a fórmula da vacina e testar em humanos, Hotez solicita subsídios para financiar seu projeto. Segundo o cientista, esse não será um caminho fácil, porque as empresas farmacêuticas não estão interessadas neste financiamento — a não ser que o Covid-19 se torne uma doença sazonal, ou seja, recorrente.

COMPARTILHAR

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …