Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora.

Já são mais de 81 mil infectados pelo vírus e mais de 2.700 mortes em decorrência da infecção respiratória chamada de Covid-19, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins. No ocidente, a Itália anunciou a sua décima segunda vítima fatal e, hoje (26), o Brasil confirmou o primeiro caso na América Latina.

Enquanto o vírus da Covid-19 se espalha, médicos de todo o mundo se mobilizam contra o coronavírus e procuram desenvolver ou ainda resgatarem vacinas (já existentes) que podem ser administradas contra essa cepa.

É o caso do médico e pesquisador norte-americano Peter Hotez, especialista em vacinas e doenças infecciosas da Baylor College of Medicine, no Texas, que investiga o uso de medicamentos desenvolvidos para o combate da SARS (Síndrome respiratória aguda grave).

Durante o surto da SARS, também originária da China em 2002, Hotez trabalhou no desenvolvimento de uma vacina capaz de proteger ratos, em laboratório, contra o vírus. No entanto, o projeto foi abandonado e a vacina nunca foi testada em seres humanos, porque foram necessários 16 anos (após o término do surto de SARS) para fabricá-la.

Agora, Hotez acredita que pequenos ajustes possam transformar essa vacina em uma defesa viável contra o Covid-19. Isso porque a SARS e o Covid-19 são altamente semelhantes, por serem ambos coronavírus — um termo genérico para uma categoria de vírus que leva a infecções do trato respiratório superior — e compartilham 82% de seu genoma.

Mesmo assim, a vacina, que ainda não foi testada em humanos e está parada há quatro anos em um “freezer”, provavelmente não ajudará na maneira em que está configurada hoje. Mesmo assim, Hotez acredita que ela seja um bom ponto de partida.

“Pode exigir alguns ajustes, mas é estável”, afirma James LeDuc, diretor do Laboratório Nacional de Galveston, financiado pela Universidade do Texas, que colaborou com os pesquisadores da Baylor. “Todo vírus é diferente, apresenta algumas adaptações”, esclarece LeDuc sobre a necessidade de algumas adaptações na vacina.

Para alterar a fórmula da vacina e testar em humanos, Hotez solicita subsídios para financiar seu projeto. Segundo o cientista, esse não será um caminho fácil, porque as empresas farmacêuticas não estão interessadas neste financiamento — a não ser que o Covid-19 se torne uma doença sazonal, ou seja, recorrente.

COMPARTILHAR

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …

Jovem negro é morto no dia do aniversário por PM que achou que ele fosse atirar

Nesse domingo (9), Rogério Ferreira da Silva Júnior comemorava o seu aniversário de 19 anos dando um rolê de moto. Enquanto passava pela Avenida dos Pedrosos, na Zona Sul de São Paulo, foi perseguido por …

Bill Gates opina sobre compra do TikTok pela Microsoft: “cálice envenenado”

Embora esteja afastado desde março do conselho de diretores da Microsoft, Bill Gates, cofundador e atual consultor de tecnologia da companhia, não deixa de estar atento às recentes notícias de que a gigante de Redmond …

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …