Cientistas descobrem porque pandas gigantes são pretos e brancos

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Os mesmos cientistas que descobriram que as riscas pretas e brancas das zebras servem para repelir as picadas das moscas, resolveram investigar o que explica as cores dos pandas gigantes e concluíram que elas servem para “camuflagem e comunicação”.

A descoberta é de uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade Davis, no mesmo estado norte-americano, que analisou o pelo característico dos pandas gigantes para chegar à conclusão.

Os investigadores analisaram fotos de pandas e de outras 195 espécies carnívoras, incluindo 39 sub-espécies de ursos, para comparar a coloração dos animais, e apresentaram as conclusões num estudo publicado na Behavioral Ecology.

Os investigadores associaram as áreas de pelo mais escuras a diferentes “variáveis ecológicas e comportamentais” para tentar entender o porquê de existirem nessa coloração.

“A maior parte do panda – a sua face, pescoço, barriga e traseiro – é branca para o ajudar a esconder-se em habitats com neve“, revelam os investigadores em comunicado publicado no site da Universidade Davis (UDavis).

“Os braços e pernas são pretos ajudando-o a esconder-se na sombra”, acrescentam os cientistas. Estas circunstâncias seriam resultado da “dieta pobre” e quase exclusiva de bambu e da “inabilidade de digerir uma variedade alargada de plantas”, assegura os pesquisadores.

Este tipo de alimentação fraco em nutrientes e em calorias, não permite aos pandas acumularem gordura suficiente para hibernarem, durante o inverno. Por isso, os ursos precisam “ficar ativos o ano todo, percorrendo longas distâncias através de diferentes tipos de habitats – desde montanhas com neve até florestas tropicais – para encontrar bambu”.

“Como o panda gigante não consegue mudar suficientemente rapidamente para combinar com cada ambiente, desenvolveu uma pelagem branca e preta de compromisso“, concluem.

Quanto às marcas pretas na cabeça dos pandas, elas seriam usadas para comunicar com outros indivíduos da espécie.

Os grandes círculos pretos em torno dos olhos podem ajudar outros pandas a reconhecê-los, acreditam os cientistas. Além disso, “as orelhas escuras podem ajudar a transmitir um sentido de ferocidade, um aviso aos predadores”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …