Cientistas descobrem porque pandas gigantes são pretos e brancos

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Os mesmos cientistas que descobriram que as riscas pretas e brancas das zebras servem para repelir as picadas das moscas, resolveram investigar o que explica as cores dos pandas gigantes e concluíram que elas servem para “camuflagem e comunicação”.

A descoberta é de uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade Davis, no mesmo estado norte-americano, que analisou o pelo característico dos pandas gigantes para chegar à conclusão.

Os investigadores analisaram fotos de pandas e de outras 195 espécies carnívoras, incluindo 39 sub-espécies de ursos, para comparar a coloração dos animais, e apresentaram as conclusões num estudo publicado na Behavioral Ecology.

Os investigadores associaram as áreas de pelo mais escuras a diferentes “variáveis ecológicas e comportamentais” para tentar entender o porquê de existirem nessa coloração.

“A maior parte do panda – a sua face, pescoço, barriga e traseiro – é branca para o ajudar a esconder-se em habitats com neve“, revelam os investigadores em comunicado publicado no site da Universidade Davis (UDavis).

“Os braços e pernas são pretos ajudando-o a esconder-se na sombra”, acrescentam os cientistas. Estas circunstâncias seriam resultado da “dieta pobre” e quase exclusiva de bambu e da “inabilidade de digerir uma variedade alargada de plantas”, assegura os pesquisadores.

Este tipo de alimentação fraco em nutrientes e em calorias, não permite aos pandas acumularem gordura suficiente para hibernarem, durante o inverno. Por isso, os ursos precisam “ficar ativos o ano todo, percorrendo longas distâncias através de diferentes tipos de habitats – desde montanhas com neve até florestas tropicais – para encontrar bambu”.

“Como o panda gigante não consegue mudar suficientemente rapidamente para combinar com cada ambiente, desenvolveu uma pelagem branca e preta de compromisso“, concluem.

Quanto às marcas pretas na cabeça dos pandas, elas seriam usadas para comunicar com outros indivíduos da espécie.

Os grandes círculos pretos em torno dos olhos podem ajudar outros pandas a reconhecê-los, acreditam os cientistas. Além disso, “as orelhas escuras podem ajudar a transmitir um sentido de ferocidade, um aviso aos predadores”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …