Cientistas estudaram a “aura” que envolve cada um de nós

Cada um de nós está envolvido por uma “nuvem invisível” ou “aura” povoada por produtos químicos, fungos, bactérias e outras coisas. Uma nova pesquisa oferece uma visão por dentro dessa nuvem.

“Temos medido coisas como a poluição do ar em uma ampla escala, mas nunca ninguém mediu essa exposição biológica e química em nível pessoal”, afirmou Michael Snyder, geneticista da Universidade de Stanford. “Ninguém realmente sabe quão vasta é a exposição humana ou que tipo de coisas estão lá”, acrescentou.

Para descobrir o que acontece nessa “aura” ou nessa ”nuvem” que nos cerca, Snyder e equipe projetaram um pequeno dispositivo, do tamanho de um baralho de cartas, para monitorar o ar. Ao longo de dois anos, 15 voluntários usaram esse dispositivo preso ao braço.

A pesquisa, publicada no dia 20 de setembro na revista Cell, serviu-se do dispositivo criado para aspirar o ar circundante na órbita do voluntário.

Tudo o que o dispositivo inalou – bactérias, vírus, substâncias químicas, fungos e todo outro tipo de partículas – foi extraído e o DNA e RNA das partículas foi sequenciado, quimicamente perfilado e catalogado em um banco de dados personalizado.

O próprio Michael Snyder amarrou o dispositivo durante dois anos para, no final da experiência, a equipe poder recolher a maior quantidade de dados possível. Passados dois anos, a equipe recolheu 70 bilhões de leituras.

“Reunimos dados isolados suficientes de bactérias, vírus e fungos, e para decodificar na totalidade as exposições ambientais, construímos um banco de dados de mais de 40 mil espécies”, afirmou Chao Jiang, um dos membros da equipe.

Segundo os dados recolhidos, os participantes voluntários do projeto passaram seu tempo em cerca de 50 locais diferentes na área de São Francisco e habitando o mesmo espaço por longos períodos de tempo, as assinaturas pessoais da exposição revelaram dados diferentes.

“Parece que, mesmo com deslocamentos muito curtos, temos perfis de exposição ou assinaturas muito diferentes”, contou Snyder, acrescentando que “todos nós temos nossa própria nuvem de microbiomas que vamos liberando”.

O que compõe a nuvem de cada pessoa é, naturalmente, variável, mas inclui um grande número de traços da própria nuvem microbiana, além de outros aspectos como fungos e partículas que passam do ambiente exterior – animais domésticos, produtos químicos, plantas entre outros.

Os pesquisadores reconhecerem que isso é apenas o começo de uma pesquisa e, no estudo, apenas três elementos usaram o dispositivo de maneira extensiva, criando um limite para a confiança dos resultados obtidos até o momento.

Contudo, a quantidade de dados expostos a partir dessa técnica mostra que há uma enorme quantidade de informação que podemos aprender com o estudo da nossa própria “nuvem”.

Os pesquisadores disseram ainda que, caso a tecnologia fosse mais acessível, o dispositivo poderia se tornar uma importante ferramenta de diagnóstico para a saúde.

“Queremos medir mais pessoas em ambientes mais diversos“, afirmou Snyder. “Queremos simplificar a tecnologia, idealmente ao ponto de qualquer pessoa poder medir suas próprias exposições – algo como um smartwatch detector de nuvens“.

Apesar de ser ainda cedo para a pesquisa retirar grandes conclusões, uma nova era de transformações na saúde poderia estar surgindo – um novo paradigma que, além de analisar os aspectos internos do corpo humano, estuda o aspecto mais exterior: a nuvem pessoal de cada um.

“Durante anos temos sequenciado os genomas das pessoas, testado o sangue e a urina, analisado os micróbios nos intestinos, tudo para entender como essas coisas afetam a saúde humana”, contou Snyder ao Wire.

“Mas tudo isso é relacionado com o que está no interior do corpo. A única grande coisa que não temos perguntado é: a que estamos expostos?”, acrescentou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que coisa ridícula comparar a AURA com fungos e bactérias, mesmo que com aspas… A aura (literalmente falando) de um ser humano é algo tão real quando o ar que respiramos, apesar de estar em outra dimensão. Como a ciência desse planeta é materialista!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …