Cientistas explicam como descobriram que a Lua está cada vez mais longe da Terra

NASA

Nascer da Terra visto da Lua pela missão Apollo 8

Talvez você seja uma daquelas pessoas que leem uma notícia e acabam se perguntando: “Como eles sabem disso?”. Há tempos, astrônomos descobriram que a Lua estava se afastando da Terra. Mas, afinal, “como eles sabem disso?”

Os cientistas Adam Rutherford e Hannah Fry, que respondem às dúvidas do público da BBC, descobriram a resposta a essa pergunta de uma maneira um pouco complicada. O caminho até a solução do enigma é cheio de coisas interessantes e complexas de se explicar.

Tudo começou com uma questão do ouvinte Eddie Griffith, enviada à BBC. “Outro dia, estava vendo o filme 007 Contra Goldfinger. O vilão diz que tem um laser tão poderoso que sua luz chega à Lua. É possível ter um laser como esse? Quão poderoso ele deveria ser para conseguir chegar até lá?”

Na trama do filme lançado em 1964, Auric Goldfinger é um vilão obcecado por ouro. Ele planeja detonar uma bomba em Fort Knox, onde desde 1937 se armazena grande parte das reservas de ouro dos Estados Unidos. A ideia do vilão é aumentar o valor de suas próprias reservas.

O espião James Bond fica sabendo do plano, mas acaba sequestrado e levado para o covil secreto de Goldfinger, onde o amarram a uma mesa de ouro. Depois de informar Bond do quão poderoso é o seu laser, Goldfinger acende o feixe escaldante e o move entre as pernas de Bond.

Um laser é capaz de chegar à Lua?

Mas voltemos à pergunta, que não era exatamente se um laser pode queimar as partes íntimas de um famoso espião, e sim se poderíamos ver sua luz caso ela fosse projetada na Lua. Quão poderoso o laser precisaria ser para chegar lá? Qual seria a distância percorrida e quanto tempo isso levaria?

“Tive pouco tempo para preparar a resposta. Por causa disso, fiz uma estimativa”, adverte o físico Andrew Pontzen. “Acredito que se você quiser projetar uma luz na Lua, precisaria de uma potência de 200 megawatts”, diz. “Watt é uma medida usada em lâmpadas, por exemplo”, diz.

Mas é possível ter um laser tão poderoso? Sim, não só é possível, como já temos! Um dos mais fortes do mundo está em Didcot, no Reino Unido, e se chama Laser Gemini Super Intenso. O que aconteceria se o apontássemos para a Lua?

Provavelmente, seria algo poderoso“, responde a física Ceri Brenner. “A potência dele chega perto de meio petawatt”. Um petawatt (PW) são 10 watts elevados à 15ª potência. Ou seja, equivale a 1 quatrilhão de watts. Um laser petawatt gera essa grande potência durante um intervalo de alguns femtossegundos.

Já o femtossegundo é a unidade de tempo que equivale a um quadrilionésimo de segundo. Proporcionalmente, existem tantos femtossegundos em apenas um segundo quanto existem segundos em 100 milhões de anos. Ou seja, em 100 milhões de anos há 3.153.600.000.000.000 segundos.

Mas essa potência seria suficiente para chegar à Lua? “Quando a luz de um laser é muito potente, atravessar a atmosfera da Terra pode ser problemático”, explica Brenner.

“O laser queimaria o ar à medida que o atravessasse”.  Mas como se queima a atmosfera? “Ao viajar, a intensidade da luz é tanta que converte o ar em plasma“, diz Brenner.  Um incêndio no céu? “Sem dúvida, geraria uma raio forte. É isso que os raios são: canais de plasma”, responde Brenner.

Melhor voltarmos ao laser de 200 megawatts. Depois de adicionar efeitos extras como a difração na atmosfera da Terra, que propaga a luz, talvez seja necessário um pouco mais de potência, algo como um gigawatt. É basicamente a potência de um gerador nuclear. E, provavelmente, o laser precisaria ter uns 15 metros de diâmetro.

O homem que dispara raios na Lua

Para terminar a resposta, Rutherford e Fry descobriram um físico que efetivamente dispara pulsos de laser para a Lua. O nome dele é Tom Murphy, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ele se dedica ao que chama de “experimentos de medição laser”.

Murphy usa laser de um gigawatt – ele fica em cima de uma montanha no Novo México e dispara pulsos em direção a espelhos deixados na Lua por astronautas americanos e soviéticos. O cientista explica que a luz chega ao nosso satélite natural tão fraca que é necessário usar telescópios para vê-la.

 

A experiência foi eternizada na televisão, no episódio “Lunar Excitation” da série The Big Bang Theory, no qual os personagens disparam um raio laser à Lua a partir do seu telhado.

“É uma ideia simples: enviamos pulsos curtos de luz que viajam para os refletores na Lua. Esses pulsos retornam à Terra e, então, medimos quanto tempo a viagem levou. Usamos a velocidade da luz para transformá-la em distância.”

E é assim que os cientistas sabem que a Lua está se afastando da Terra. “A Lua está migrando lentamente, como resultado da aceleração das marés, movendo-se, em média, cerca de 3,8 centímetros por ano para mais longe da Terra”, conclui Tom Muyphy.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …