Cientistas explicam mistério dos eventos mais violentos do universo

M. Kornmesser / ESO

Conceito artístico do quasar 3C 279

Conceito artístico do quasar 3C 279

Um novo estudo da Universidade de Princeton, nos EUA, propôs uma solução para um mistério que tem intrigado o mundo da física há décadas: como as explosões solares, as rajadas de raios gama e as auroras boreais disparam tão rapidamente?

Essa é uma questão importante, já que as explosões solares podem interromper os meios de comunicação na Terra, e rajadas de raios gama podem extinguir a vida no planeta sem qualquer aviso.

Agora, os cientistas pensam que podem finalmente ter uma resposta. O estudo foi publicado na revista Physics of Plasma.

Reconexão magnética

Todos esses fenômenos de alta energia ocorrem graças à chamada de “reconexão magnética”, que ocorre quando as linhas do campo magnético se juntam, se separam e se reconectam explosivamente. Até hoje, porém, os físicos não foram capazes de descobrir como isso pode acontecer tão rápido.

Abaixo, você vê uma demonstração da reconexão magnética. As linhas do campo magnético que você pode ver em vermelho e azul são incorporadas no plasma – o gás quente e carregado que compõe 99% do universo visível.

De acordo com a nossa compreensão atual, o processo de reconexão magnética ocorre em finas folhas de plasma, onde a corrente elétrica é altamente concentrada.

O problema é que a reconexão magnética acontece muito mais rápido do que podemos explicar. Nossa compreensão atual sugere que estas folhas de plasma podem ser muito alongadas, o que significa que devem enfraquecer a reconexão magnética.

Agora, a equipe da Universidade de Princeton chegou a uma hipótese detalhada sobre como essa rápida reconexão pode funcionar, sem quebrar as leis da física.

Se estiver correta, a teoria pode nos ajudar a prever melhor as tempestades espaciais, explicar alguns dos estranhos comportamentos magnéticos que vemos no universo e até nos ajudar a conter reatores de fusão nuclear de forma mais eficiente.

A nova hipótese é baseada em algo conhecido como instabilidade plasmóide. De acordo com a instabilidade plasmóide, essas folhas finas e alongadas de plasma são divididas em pequenas ilhas magnéticas chamadas plasmóides – o que significa que as linhas de campo magnético podem se mover tão rápido quanto precisam.

Teoria da instabilidade plasmóide

A instabilidade plasmóide já foi sugerida como uma explicação para o rápido funcionamento da reconexão magnética, mas até agora ninguém tinha sido capaz de descobrir exatamente o que é essa instabilidade e como ela ocorre.

Sua pesquisa sugere que as folhas do plasma começam em uma fase linear – que mantém a reconexão magnética lenta -, mas mudam para uma fase explosiva, que aumenta dramaticamente a velocidade da reconexão magnética.

A equipe foi capaz de calcular em detalhes quanto tempo cada um desses períodos dura e a física complexa por trás deles. Surpreendentemente, no entanto, a instabilidade plasmóide não obedece às leis tradicionais de potência.

Em outras palavras, a mudança da instabilidade plasmóide não altera a reconexão magnética de uma forma previsível, algo que a equipe ainda não compreende completamente.

A nova hipótese ainda precisa ser testada por equipes independentes antes de podermos dizer com certeza que é assim que a instabilidade plasmóide funciona, ou mesmo o que está por trás da reconexão magnética rápida.

Entretanto, estamos um passo mais perto de entender o gatilho de alguns dos eventos mais violentos do universo, o que é muito interessante.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …