A Nasa parece ter solucionado um dos mistérios mais antigos sobre o Sol

NASA

-

Imagens de um observatório espacial da NASA estão ajudando a resolver um mistério que tem deixado cientistas perplexos desde a década de 1940: por que a atmosfera exterior do Sol, a sua “coroa”, é mais quente do que a sua superfície visível?

Não se trata de uma pequena discrepância de temperatura. Na superfície visível do Sol, a temperatura é de cerca de 5.500 graus Celsius, mas na coroa solar, a temperatura é cerca de 200 a 500 vezes mais quente.

Agora, com base em observações da missão IRIS (Espectrograma de Interface Regional Imagética, em tradução livre), os pesquisadores da NASA acham que a coroa é parcialmente aquecida por “bombas de calor”, causadas por explosões de energia provenientes de campos magnéticos que se cruzam e se realinham na região.

Outras dúvidas

Isso também poderia responder a outra dúvida, se a coroa está sendo aquecida uniformemente, de uma só vez, ou em bolsões separados, que rapidamente se espalham pela atmosfera superior – algo que os cientistas têm estado imaginando desde que o calor intenso da coroa foi descoberto.

A IRIS faz com que isso seja mais fácil, pois é capaz de analisar a região de transição solar – a área entre a superfície do Sol e a coroa – e pode medir o movimento dos gases quentes em detalhes sem precedentes.

“Como a IRIS pode resolver a região de transição 10 vezes melhor do que os instrumentos anteriores, nós pudemos ver material quente correndo para cima e para baixo nos campos magnéticos na parte de baixo da coroa”, explica a pesquisadora Paola Testa, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.

“Isso é compatível com modelos da Universidade de Oslo, em que a reconexão magnética desencadeia bombas de calor na coroa”.

Esta reconexão magnética, onde o calor e a energia são liberadas, é também responsável por outros fenômenos, como as chamas solares.

Desde o seu lançamento em 2013, a IRIS – que funciona como uma lupa para estudar as bordas da atmosfera do Sol – vem nos dando uma visão melhor do que realmente está acontecendo com esse tipo de atividade solar.

Anteriormente, os pesquisadores usaram imagens da IRIS para encontrar evidências de pequenas chamas solares, chamadas nanochamas, onde o Sol libera energia enviando plasma quente através de sua atmosfera superior.

Essas observações das nanochamas foram apoiadas por dados enviados por outro satélite da NASA, o EUNIS (ou Espectrograma de Incidência Normal Ultravioleta Extrema, em tradução livre).

Agora podemos adicionar a atividade explosiva de campos magnéticos à mistura também, graças novamente aos olhos afiados da IRIS.

Efeitos práticos

Uma maneira pela qual a nova pesquisa poderia nos ajudar aqui na Terra é nos dar uma ideia melhor de quando as tempestades solares podem atacar – eventos capazes de causar séria ruptura em nosso planeta, quando poderosas ejeções de energia solar podem interromper o campo magnético da Terra.

A pesquisa sobre a fusão nuclear também depende de uma compreensão profunda do funcionamento do Sol. Se queremos desenvolver esta fonte de energia limpa, segura e quase ilimitada, precisamos saber mais sobre as reações químicas que acontecem em torno do Sol.

O físico solar Bart De Pontieu, do Laboratório Solar & Astrofísica da Universidade Lockheed Martin, nos EUA, diz que a tecnologia da IRIS continuará fornecendo conjuntos de dados muito melhores do que os cientistas anteriormente tinham para trabalhar.

“O problema do aquecimento coronal envolve uma variedade de complexos processos físicos que são difíceis de medir diretamente ou capturar em modelos teóricos”, diz ele.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. BOA TARDE 17/05/2.017 SINTO QUE EM BREVE UMA TEMPESTADE SOLAR VAI ABALAR O PLANETA. PERCEBE-SE ISTO COM O AUMENTO DA TEMPERATURA DO SOL AO MEIO DIA AQUI NA TERRA COM UM AUMENTO REPENTINO DE TEMPERATURA ISTO PELO ANGULO DO APOGEU ( terra —sol).
    sugiro comprarem 3 termometros. Coloque um dentro de casa na copa ou sala de alimentos , o outro numa sombra próximo do terceiro que você colocara num ângulo de noventa graus . COLETE EXATAMENTE AO 1/2 DIA E NO DIA SEGUINTE FAÇA O MESMO E ASSIM POR UMA SEMANA. SOME OS GRAUS E DIVIDA PELO NUMERO DE DIAS PRA A MÉDIA. FAÇA O MESMO NA SEMANA SEGUINTE E APURE A MEDIA E DEPOIS DIVIDA PELA MÉDIA DA SEMANA ANTERIOR PARA SABER EM TERMOS %%%. aÍ VOCE PODERÁ SABER A VARIAÇÃO E SABER COMO A TEMPERATURA ESTA AUMENTANDO DANDO O SINAL PARA A TEMPESTADE SOLAR QUE ESTÁ PRÓXIMA.
    SAUDAÇÕES
    HÉLCIO GONÇALVES DA SILVA
    LABREA – AMAZONAS
    B R A S I L

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …