A Nasa parece ter solucionado um dos mistérios mais antigos sobre o Sol

NASA

-

Imagens de um observatório espacial da NASA estão ajudando a resolver um mistério que tem deixado cientistas perplexos desde a década de 1940: por que a atmosfera exterior do Sol, a sua “coroa”, é mais quente do que a sua superfície visível?

Não se trata de uma pequena discrepância de temperatura. Na superfície visível do Sol, a temperatura é de cerca de 5.500 graus Celsius, mas na coroa solar, a temperatura é cerca de 200 a 500 vezes mais quente.

Agora, com base em observações da missão IRIS (Espectrograma de Interface Regional Imagética, em tradução livre), os pesquisadores da NASA acham que a coroa é parcialmente aquecida por “bombas de calor”, causadas por explosões de energia provenientes de campos magnéticos que se cruzam e se realinham na região.

Outras dúvidas

Isso também poderia responder a outra dúvida, se a coroa está sendo aquecida uniformemente, de uma só vez, ou em bolsões separados, que rapidamente se espalham pela atmosfera superior – algo que os cientistas têm estado imaginando desde que o calor intenso da coroa foi descoberto.

A IRIS faz com que isso seja mais fácil, pois é capaz de analisar a região de transição solar – a área entre a superfície do Sol e a coroa – e pode medir o movimento dos gases quentes em detalhes sem precedentes.

“Como a IRIS pode resolver a região de transição 10 vezes melhor do que os instrumentos anteriores, nós pudemos ver material quente correndo para cima e para baixo nos campos magnéticos na parte de baixo da coroa”, explica a pesquisadora Paola Testa, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.

“Isso é compatível com modelos da Universidade de Oslo, em que a reconexão magnética desencadeia bombas de calor na coroa”.

Esta reconexão magnética, onde o calor e a energia são liberadas, é também responsável por outros fenômenos, como as chamas solares.

Desde o seu lançamento em 2013, a IRIS – que funciona como uma lupa para estudar as bordas da atmosfera do Sol – vem nos dando uma visão melhor do que realmente está acontecendo com esse tipo de atividade solar.

Anteriormente, os pesquisadores usaram imagens da IRIS para encontrar evidências de pequenas chamas solares, chamadas nanochamas, onde o Sol libera energia enviando plasma quente através de sua atmosfera superior.

Essas observações das nanochamas foram apoiadas por dados enviados por outro satélite da NASA, o EUNIS (ou Espectrograma de Incidência Normal Ultravioleta Extrema, em tradução livre).

Agora podemos adicionar a atividade explosiva de campos magnéticos à mistura também, graças novamente aos olhos afiados da IRIS.

Efeitos práticos

Uma maneira pela qual a nova pesquisa poderia nos ajudar aqui na Terra é nos dar uma ideia melhor de quando as tempestades solares podem atacar – eventos capazes de causar séria ruptura em nosso planeta, quando poderosas ejeções de energia solar podem interromper o campo magnético da Terra.

A pesquisa sobre a fusão nuclear também depende de uma compreensão profunda do funcionamento do Sol. Se queremos desenvolver esta fonte de energia limpa, segura e quase ilimitada, precisamos saber mais sobre as reações químicas que acontecem em torno do Sol.

O físico solar Bart De Pontieu, do Laboratório Solar & Astrofísica da Universidade Lockheed Martin, nos EUA, diz que a tecnologia da IRIS continuará fornecendo conjuntos de dados muito melhores do que os cientistas anteriormente tinham para trabalhar.

“O problema do aquecimento coronal envolve uma variedade de complexos processos físicos que são difíceis de medir diretamente ou capturar em modelos teóricos”, diz ele.

1 COMENTÁRIO

  1. BOA TARDE 17/05/2.017 SINTO QUE EM BREVE UMA TEMPESTADE SOLAR VAI ABALAR O PLANETA. PERCEBE-SE ISTO COM O AUMENTO DA TEMPERATURA DO SOL AO MEIO DIA AQUI NA TERRA COM UM AUMENTO REPENTINO DE TEMPERATURA ISTO PELO ANGULO DO APOGEU ( terra —sol).
    sugiro comprarem 3 termometros. Coloque um dentro de casa na copa ou sala de alimentos , o outro numa sombra próximo do terceiro que você colocara num ângulo de noventa graus . COLETE EXATAMENTE AO 1/2 DIA E NO DIA SEGUINTE FAÇA O MESMO E ASSIM POR UMA SEMANA. SOME OS GRAUS E DIVIDA PELO NUMERO DE DIAS PRA A MÉDIA. FAÇA O MESMO NA SEMANA SEGUINTE E APURE A MEDIA E DEPOIS DIVIDA PELA MÉDIA DA SEMANA ANTERIOR PARA SABER EM TERMOS %%%. aÍ VOCE PODERÁ SABER A VARIAÇÃO E SABER COMO A TEMPERATURA ESTA AUMENTANDO DANDO O SINAL PARA A TEMPESTADE SOLAR QUE ESTÁ PRÓXIMA.
    SAUDAÇÕES
    HÉLCIO GONÇALVES DA SILVA
    LABREA – AMAZONAS
    B R A S I L

DEIXE UMA RESPOSTA:

"Zona Sombria" com água estagnada há 2 mil anos é descoberta no Oceano Pacífico

No fundo do oceano Pacífico Norte há uma camada de água com 2 mil anos de idade. Embora os cientistas já soubessem da existência da chamada “zona sombria”, não sabiam que a água estava estagnada …

Primeiro asteroide interestelar tem 4 km e parece um charuto

O primeiro asteroide interstelar a visitar o Sistema Solar não para de fascinar os astrônomos de todo o mundo. Detectado no Havaí, a rocha espacial tem cerca de quatro quilômetros de comprimento e foi batizada …

Cientistas boicotam proposta de criação de inteligência artificial para imigração nos EUA

Um grupo de cientistas de algumas das mais prestigiadas universidades norte-americanas está se opondo a uma proposta do governo Trump de criar um sistema de inteligência artificial (IA) que automatize o trabalho de verificação de …

Vendas por consórcio batem recorde em setembro e somam mais de R$ 73 bilhões no ano

As vendas de bens e serviços por meio de consórcios foram recorde em setembro, com o escoamento de 230 mil cotas. O resultado ficou 9% acima do registrado no mesmo mês do ano passado e …

TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, no início da manhã desta terça-feira (21), os embargos de declaração interpostos pelos réus da Operação Lava Jato do núcleo da Engevix, entre eles, o ex-ministro …

NASA já consegue prever quais cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Lula dispara contra Globo e pede mais mobilização para evitar reformas de Temer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (19) o monopólio dos meios de comunicação no país, e voltou a defender sua regulamentação como proposta para o programa de governo a ser apresentado …

Ex-gerente da Transpetro é preso pela Lava Jato por propina que seria paga mensalmente ao PT

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária na 47ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Sothis. Um dos …

Reino Unido está disposto a pagar mais à União Europeia pela fatura do Brexit

O governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou nesta terça-feira (21) em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco econômico, segundo informou …

Maior dispensário de maconha do mundo inova ao inaugurar drive-thru

Da mesma forma que os restaurantes de fast-food, o maior dispensário de maconha do mundo oferece em Las Vegas um drive-thru no qual as batatas fritas, os refrigerantes e os hambúrgueres podem ser trocados por …