Nova teoria sobre campos magnéticos pode ajudar a entender tempestades solares

Pesquisadores do Departamento de Energia dos Estados Unidos e da Universidade de Princeton desenvolveram uma nova teoria sobre o plasma que pode auxiliar os cientistas a descobrir mais sobre erupções solares e energia de fusão, e a escreveram em um artigo científico.

A maioria das pesquisas a esse respeito tem foco em reatores de “confinamento magnético”, que usam ímãs poderosíssimos para fundir plasma de hidrogênio em hélio. Um dos maiores problemas a respeito desta técnica é que o próprio plasma gera novos campos magnéticos, que causam estragos nas reações.

O plasma é a fase da matéria que gera energia para as conhecidas luzes de neon, sendo também o  combustível natural que alimenta os raios durante as tempestades. O material geralmente contém partículas carregadas que geram campos magnéticos.

Estes campos podem se quebrar em um processo conhecido como reconexão magnética. É isso que causa tempestades solares e de raios cósmicos, além das conhecidas auroras boreais.

No entanto, existe algo que desafia as leis da física, que não conseguem explicar por que motivo os campos se partem e se reconectam tão rapidamente.

A reconexão magnética é algo intrigante que ocorre dentro dos reatores de confinamento conhecidos como Tokamak. Quando os campos criados pelo plasma mudam rapidamente de direção, eles podem quebrar os campos externos, mantendo o plasma em posição, e assim reduzindo as forças que seriam necessárias para sustentar a reação.

(dr) Max-Planck Institut für Plasmaphysik

Esquema tradicional em forma de donut de um tokamak, dispositivo que usa poderosos ímanes para confinar plasma num circuito toroidal

Esquema tradicional em forma de donut de um tokamak, dispositivo que usa poderosos ímanes para confinar plasma num circuito toroidal

Para resolver essa questão, os pesquisadores norte-americanos examinaram algo chamado de “instabilidade plasmoide“, o que faz com que folhas magnéticas bidimensionais se contraiam em “ilhas” bem menores.

Uma vez quem uma destas folhas se quebra em determinado ponto, a instabilidade plasmoide ocorre em um curto período de tempo, levando a um crescimento explosivo de plasmoides. Isso força os campos a reassumirem sua forma, porém em uma orientação diferente, causando como resultado as faíscas solares e outros fenômenos parecidos.

Os cientistas ainda não têm certeza do real motivo que levaria à formação das ilhas, já que isso parece desafiar as leis da física. No entanto, o trabalho abre caminho para que mais cientistas possam estudar e prever tempestades solares e de raios gama, bem como outros tipos de atividades cósmicas ou mesmo atmosféricas violentas.

Mais importante que isso, a descoberta pode levar a um melhor entendimento dos campos magnéticos causados por plasma no interior de reatores Tokamak. Se já é possível ter uma ideia do que ocorre nestes reatores, podemos resolver a maioria dos problemas relacionados a energia que ocorrem em nosso planeta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …