Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

António Lacerda / EPA

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica os esforços infrutíferos de muitos países para conter a pandemia.

Investigações anteriores revelam que os infectados assintomáticos podem transmitir a infecção, mesmo que não tenham febre ou tosse. Porém, cientistas turcos publicaram um artigo com os resultados inesperados de seu estudo na revista Infection.

Os autores avaliaram o nível de carga viral em seis tipos de pacientes de diferentes idades e níveis de gravidade da doença. Desse modo eles intencionavam determinar a ligação entre a evolução da doença e a carga viral na COVID-19.

Especialistas recolheram amostras da nasofaringe, garganta, cavidade bucal e reto, tal como amostras de saliva, sangue e urina, de 60 pacientes com o coronavírus confirmado. Em um quarto deles não eram observados sintomas. No total, os cientistas analisaram 360 amostras.

Revelou-se que todos os pacientes sem sintomas tinham uma carga viral mais alta do que os que os apresentavam. Além disso, com aumento da gravidade da doença e a idade do paciente esse indicador descia.

“COVID-19 é um complexo quebra-cabeça, constituído por múltiplos puzzles. São necessários com urgência estudos virulógicos e imunológicos para juntar tudo em um conjunto e observar a imagem geral”, escrevem os cientistas. “Nosso estudo, ao contrário dos outros, demonstra que os pacientes assintomáticos têm uma carga viral de SARS-CoV-2 mais alta do que os que têm sintomas, e com o aumento da gravidade da doença e a idade do paciente observa-se um declínio considerável da carga viral.”

Segundo especialistas, a baixa carga viral do SARS-CoV-2 está correlacionada a fatores que definem uma má evolução da infecção, tais como opacidade em “vidro fosco” bilateral em tomografia do tórax, número baixo de linfócitos e idade avançada.

Os autores consideram que a carga viral mais alta em pacientes sem sintomas poderia ser só “a ponta do iceberg” dos problemas ligados à transmissão do coronavírus.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …