Cientistas recriam animal com 500 milhões de anos – e ele parece um ET

Estúdio 10 Tons, Dinamarca

Agnostus pisiformis, o animal que parece um alien

Cientistas fizeram uma recriação de um ser vivo de 500 milhões de anos, e o resultado parece um alienígena. As imagens são de uma escultura de Agnostus pisiformis, um artrópode agora extinto que vivia no que é hoje a Escandinávia.

As criaturas, de apenas um centímetro de comprimento, são conhecidas com precisão de detalhes anatômicos porque foram perfeitamente preservadas em xisto e calcário.

“O incrível grau de detalhe significa que conseguimos compreender toda a anatomia do animal, o que, por sua vez, revela muito sobre a ecologia e modo de vida“, explica Mats E. Eriksson, professor de geologia da Universidade de Lund, na Suécia.

Agnostus pisiformis começava a vida como uma larva e se desenvolvia até chegar à idade adulta, perdendo e regenerando repetidamente seu duro exoesqueleto. O corpo era protegido por dois escudos que se pareciam com conchas.

Pouco se sabe sobre o estilo de vida oceânico da criatura, mas provavelmente ela se alimentava de pedaços de matéria orgânica na água. O pequeno bicho é particularmente útil para os cientistas modernos por ser o que é chamado de “fóssil índice”.

Os fósseis índices aparecem apenas num período de tempo específico e são usados para datar camadas de rocha: se estão presentes numa, não há dúvida sobre quando aquela camada se formou.

Um grupo de artistas do estúdio 10 Tons, na Dinamarca, foi quem criou as novas esculturas realistas de A. pisiformis. O processo foi minucioso e envolveu vários passos de modelagem, inclusive à mão, com argila, cera e silício.

As esculturas finais foram feitas com silício translúcido, e cada uma é do tamanho de um prato – muito maior do que as criaturas reais, o que facilita ver sua anatomia.

Os artistas fizeram mais do que uma escultura, incluindo uma versão parcialmente aberta, imitando o possível posicionamento do artrópode durante a natação, uma versão fechada para mostrar como os escudos exoesqueletais a protegeriam, e uma versão de como a criatura apareceria sob um microscópio eletrônico.

Os pesquisadores e os artistas esperam que as criações sejam exibidas numa exposição itinerante sobre os animais do mar cambriano, que se refere ao momento da explosão cambriana, uma rápida diversificação da vida que deu origem a uma série de criaturas em todo o planeta.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …