Cientistas recriam animal com 500 milhões de anos – e ele parece um ET

Estúdio 10 Tons, Dinamarca

Agnostus pisiformis, o animal que parece um alien

Cientistas fizeram uma recriação de um ser vivo de 500 milhões de anos, e o resultado parece um alienígena. As imagens são de uma escultura de Agnostus pisiformis, um artrópode agora extinto que vivia no que é hoje a Escandinávia.

As criaturas, de apenas um centímetro de comprimento, são conhecidas com precisão de detalhes anatômicos porque foram perfeitamente preservadas em xisto e calcário.

“O incrível grau de detalhe significa que conseguimos compreender toda a anatomia do animal, o que, por sua vez, revela muito sobre a ecologia e modo de vida“, explica Mats E. Eriksson, professor de geologia da Universidade de Lund, na Suécia.

Agnostus pisiformis começava a vida como uma larva e se desenvolvia até chegar à idade adulta, perdendo e regenerando repetidamente seu duro exoesqueleto. O corpo era protegido por dois escudos que se pareciam com conchas.

Pouco se sabe sobre o estilo de vida oceânico da criatura, mas provavelmente ela se alimentava de pedaços de matéria orgânica na água. O pequeno bicho é particularmente útil para os cientistas modernos por ser o que é chamado de “fóssil índice”.

Os fósseis índices aparecem apenas num período de tempo específico e são usados para datar camadas de rocha: se estão presentes numa, não há dúvida sobre quando aquela camada se formou.

Um grupo de artistas do estúdio 10 Tons, na Dinamarca, foi quem criou as novas esculturas realistas de A. pisiformis. O processo foi minucioso e envolveu vários passos de modelagem, inclusive à mão, com argila, cera e silício.

As esculturas finais foram feitas com silício translúcido, e cada uma é do tamanho de um prato – muito maior do que as criaturas reais, o que facilita ver sua anatomia.

Os artistas fizeram mais do que uma escultura, incluindo uma versão parcialmente aberta, imitando o possível posicionamento do artrópode durante a natação, uma versão fechada para mostrar como os escudos exoesqueletais a protegeriam, e uma versão de como a criatura apareceria sob um microscópio eletrônico.

Os pesquisadores e os artistas esperam que as criações sejam exibidas numa exposição itinerante sobre os animais do mar cambriano, que se refere ao momento da explosão cambriana, uma rápida diversificação da vida que deu origem a uma série de criaturas em todo o planeta.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …