Fóssil com 500 milhões de anos intriga os cientistas

(dr) Derek Siveter / Tom Harvey / Peiyun Cong

Foi descoberto na China um fóssil de uma estranha criatura marinha com 500 milhões de anos, e os cientistas não sabem onde encaixá-la na “árvore da vida”.

Uma equipe de cientistas descobriu um fóssil de uma criatura marinha muito estranha, que teria cerca de 500 milhões de anos. A criatura pertence a um misterioso grupo de animais que os cientistas têm dúvidas onde encaixar na “árvore da vida”.

A criatura pertence ao grupo dos Chancelloriidae, animais fósseis que lembram esponjas do período cambriano – por volta de 500 milhões de anos atrás –, em forma de tubo, que teriam sido extintos muito rapidamente.

No entanto, a semelhança com esponjas não é consensual entre a comunidade científica. Ainda assim, a descoberta, de uma equipe de cientistas das universidades de Leicester e Oxford, no Reino Unido, e Yunnan, na China, une novos indícios que podem nos ajudar a resolver o mistério dos Chancelloriidae.

A nova espécie foi batizada de Allonnia nuda e descoberta na China. A criatura era surpreendentemente grande, com 50 centímetros (ou mais) e com apenas alguns pequenos espinhos. O tamanho dá indicações sobre o padrão de crescimento, com ligações claras às esponjas modernas.

Ainda é cedo para dizer que o mistério dos Chancelloriidae está resolvido. Todavia, a descoberta evidencia o papel central dos fósseis idênticos a esponjas no debate sobre a mais antiga evolução animal.

“Os fósseis chancelloriidae foram descobertos há quase um século, mas resistiram às tentativas de os colocarem na árvore da vida. Consideramos que o padrão de crescimento corporal suporta uma ligação com esponjas, dando força a uma hipótese antiga”, afirma Tom Harvey, da Universidade de Leicester.

“Não sugerimos que o caso esteja encerrado, mas esperamos que nossos resultados inspirem novas pesquisas sobre a natureza dos primeiros animais.” O estudo foi publicado, nesta quarta-feira (20), nos Royal Society Proceedings.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …