Fóssil com 245 milhões de anos parece o gêmeo perdido de Darth Vader

(dr) NM Museum of Natural History & Science

Fóssil de caranguejo-ferradura com 245 milhões de anos parece o Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gêmeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes Star Wars.

O fóssil pertence a um caranguejo-ferradura ou límulo e foi encontrado no Idaho (EUA) por paleontólogos do Museu de História Natural e Ciência do México e pesquisadores da Universidade norte-americana do Colorado, em Denver.

O raro fóssil foi batizado Vaderlimulus porque seu “escudo da cabeça se assemelha ao capacete usado por Darth Vader, da série de filmes Star Wars”, explicam os cientistas em m comunicado.

“O Vaderlimulus é o primeiro fóssil de caranguejo-ferradura da América do Norte“, acrescentam os cientistas, relatando que o fóssil foi encontrado no Idaho, que integrou o chamado supercontinente Pangea, em rochas do Período Triássico, que terminou há cerca de 201 milhões de anos.

“Os dinossauros e os mamíferos estavam apenas começando o seu desenvolvimento evolutivo, durante o Triássico, mas os caranguejos-ferradura já eram antigos nessa época”, notam ainda os autores da pesquisa, publicada no jornal científico alemão Neues Jahrbuch für Geologie und Paläontologie.

OpenCage / wikimedia

Caranguejo-Ferradura

Os registros fósseis indicam que os caranguejos-ferradura existem há, pelo menos, 470 milhões de anos. Contudo, é muito raro encontrar vestígios fósseis destes espécimes extintos, o que releva a importância deste achado.

O Vaderlimulus teria pertencido a uma família extinta de caranguejos-ferradura conhecida por Austrolimulidae, revelam os cientistas.

“Elementos desta família, estavam expandindo o seu alcance ecológico de uma configuração marinha para água doce, durante o Triássico, e exibiam, muitas vezes, modificações corporais que lhes proporcionavam uma aparência bizarra, à luz dos padrões modernos”, evidenciam os autores da pesquisa.

Apesar do nome, os caranguejos-ferradura pertencem à família Limulidae, que é mais próxima dos escorpiões e das aranhas. Atualmente, só existem quatro espécies que ainda sobrevivem no nosso planeta, mas com suas populações em decadência.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

The Crown "é baseada na verdade", diz Harry que dá ideia de convívio com família real

Principe Harry defendeu a série “The Crown” da Netflix, dizendo que – embora não fosse “estritamente preciso” – retratava as pressões da vida dentro da família real. Em uma entrevista com James Corden, do programa americano …

Microsoft acusa hackers chineses de ciberataques a entidades dos EUA com uso de falhas desconhecidas

A Microsoft relatou a detecção de exploits desconhecidos utilizados por hackers chineses "patrocinados pelo Estado" destinados a atacar versões locais da Microsoft Exchange Server a fim de receber informações de entidades dos EUA. Exploit é uma …

Compra de mansão lança novas suspeitas sobre Flávio Bolsonaro

Filho mais velho do presidente comprou imóvel de luxo de R$ 6 milhões. Valor está bem acima do patrimônio declarado pelo senador, e condições de empréstimo para quitar mais da metade do valor levantam questionamentos. O …

Condenado a três anos de prisão, ex-presidente francês Sarkozy enfrenta outros processos na Justiça

Ele se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a receber em primeira instância uma pena de prisão em regime fechado. Nicolas Sarkozy foi julgado culpado na segunda-feira (1°) por corrupção e tráfico de …

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …