Fóssil com 245 milhões de anos parece o gêmeo perdido de Darth Vader

(dr) NM Museum of Natural History & Science

Fóssil de caranguejo-ferradura com 245 milhões de anos parece o Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gêmeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes Star Wars.

O fóssil pertence a um caranguejo-ferradura ou límulo e foi encontrado no Idaho (EUA) por paleontólogos do Museu de História Natural e Ciência do México e pesquisadores da Universidade norte-americana do Colorado, em Denver.

O raro fóssil foi batizado Vaderlimulus porque seu “escudo da cabeça se assemelha ao capacete usado por Darth Vader, da série de filmes Star Wars”, explicam os cientistas em m comunicado.

“O Vaderlimulus é o primeiro fóssil de caranguejo-ferradura da América do Norte“, acrescentam os cientistas, relatando que o fóssil foi encontrado no Idaho, que integrou o chamado supercontinente Pangea, em rochas do Período Triássico, que terminou há cerca de 201 milhões de anos.

“Os dinossauros e os mamíferos estavam apenas começando o seu desenvolvimento evolutivo, durante o Triássico, mas os caranguejos-ferradura já eram antigos nessa época”, notam ainda os autores da pesquisa, publicada no jornal científico alemão Neues Jahrbuch für Geologie und Paläontologie.

OpenCage / wikimedia

Caranguejo-Ferradura

Os registros fósseis indicam que os caranguejos-ferradura existem há, pelo menos, 470 milhões de anos. Contudo, é muito raro encontrar vestígios fósseis destes espécimes extintos, o que releva a importância deste achado.

O Vaderlimulus teria pertencido a uma família extinta de caranguejos-ferradura conhecida por Austrolimulidae, revelam os cientistas.

“Elementos desta família, estavam expandindo o seu alcance ecológico de uma configuração marinha para água doce, durante o Triássico, e exibiam, muitas vezes, modificações corporais que lhes proporcionavam uma aparência bizarra, à luz dos padrões modernos”, evidenciam os autores da pesquisa.

Apesar do nome, os caranguejos-ferradura pertencem à família Limulidae, que é mais próxima dos escorpiões e das aranhas. Atualmente, só existem quatro espécies que ainda sobrevivem no nosso planeta, mas com suas populações em decadência.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …