Cientistas russos descobrem na Sibéria uma nova espécie de titanossauro

(dr) S.V. Leshchinskiy

O paleontólogo russo Stepan Ivantsov é um dos autores da descoberta

Paleontólogos das universidades russas de São Petersburgo e Tomsk descreveram uma nova espécie de titanossauro que habitava a Sibéria, à qual chamaram de Sibirotitan astrosacralis.

“O animal é o segundo saurópode que recebeu nome científico na Rússia e é uma das formas de titanossauros mais antigas descobertas na Ásia”, afirma uma nota de imprensa da Universidade de São Petersburgo divulgada neste sábado.

A descrição da nova espécie foi realizada a partir de dentes, vértebras e um osso sacro de cerca de meio metro de comprimento achado perto da cidade siberiana de Shestokovo, famosa pelos achados de fósseis de dinossauros.

O Sibirotitan astrosacralis é um saurópode, um dinossauro herbívoro de grandes dimensões, pescoço longo, cabeça pequena, patas grossas e cauda robusta. Segundo os paleontólogos russos, a nova espécie não estava entre os maiores titanossauros; media “apenas” 12 metros da cabeça à ponta da cauda e pesava cerca de dez toneladas.

(dr) Averianov, Ivantsov, Skutschas, Faingertz & Leshchinskiy, 2018

Sibirotitan astrosacralis

Os fósseis foram achados junto ao rio Kiya, em uma falésia que, segundo os cientistas, esconde um esqueleto completo de um “Sibirotitan”, uma vez que acontecem novos achados a cada ano.

Pavel Skuchas, professor da Universidade de S.Petersburgo, considera que a descoberta na Sibéria de novas espécies de titanossauros levanta dúvidas sobre seu lugar de origem.

“Antes se considerava que os titanossauros tinham surgido no Cretáceo inferior, há 140 milhões de anos, na América do Sul”, declarou Skuchas na nota de imprensa, “mas os dados atuais permitem supor que apareceram na Ásia”.

A descoberta foi apresentada em um artigo publicado no fim do mês passado na revista especializada Geobios.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …