O furacão Michael, que nesta quarta-feira (10) atingiu a Flórida, segue nesta quinta (11), já como tempestade tropical, em direção às Carolinas, deixando pelo menos dois mortos e um rastro de destruição.
O furacão de categoria 4, que atingiu praias, cidades costeiras e bases militares na Flórida, perdeu força, localizando-se agora, com categoria de tempestade tropical, na Geórgia, em direção aos estados da Carolina do Norte e do Sul, que ainda lidam com as consequências das inundações causadas, há cerca de um mês, pelo furacão Florence.
Apesar de ter perdido força, as autoridades alertam para a possibilidade de chuvas e ventos fortes, assim como a formação de tornados.
Segundo as autoridades, pelo menos duas pessoas morreram. Um homem morreu quando sua casa foi atingida por uma árvore em Panhandle, na Flórida, enquanto uma menina de 11 anos foi também fatalmente atingida por uma árvore na Geórgia.
As equipes de resgate e salvamento intensificam esforços para alcançar as zonas menos acessíveis à procura de pessoas presas nos escombros.
O Centro Nacional de Furacões de Miami disse que o “olho” do furacão se localiza a 144 quilômetros a nordeste de Macon, Geórgia, e a cerca de 72 quilômetros a oeste de Augusta.
Os danos causados em Panama City, próximo da zona onde o Michael atingiu a costa, na tarde desta quarta-feira (10), são “extensos”, segundo relatos das agências de notícias, com árvores arrancadas, linhas elétricas partidas e telhados e casas destruídos.
Cerca de 380 mil casas e empresas ficaram sem eletricidade.
Ciberia, Lusa // ZAP