EUA doará 80 milhões de vacinas anticovid; cerca de 6 milhões vão para América Latina

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (3) a doação de 80 milhões de vacinas anticovid a serem distribuídas no mundo. A maior parte dos imunizantes vai para o programa Covax, beneficiando países da América Latina, Ásia a África.

“Hoje, o governo anuncia o programa para a divisão das 80 milhões de doses de vacinas americanas através do mundo”, declarou a Casa Branca em um comunicado. “Ao menos três quartos das doses doadas serão distribuídas via Covax”, acrescentou. Os 25% restantes (20 milhões de doses) serão destinadas “a países necessitados, aqueles que enfrentam surtos da epidemia, e vizinhos imediatos” dos Estados Unidos, explicou a Casa Branca.

“O processo de envio dos primeiros 25 milhões está em andamento“, disse à imprensa Jeff Zients, coordenador da Casa Branca para a resposta à Covid-19. “Compartilhamos essas doses, não por favores ou concessões. Compartilhamos essas vacinas para salvar vidas e liderar o mundo em direção ao fim da pandemia com o poder de nosso exemplo e nossos valores”, disse Biden em um comunicado.

A Casa Branca informou que, para as doses a serem distribuídas por meio do mecanismo Covax, Washington priorizará países da América Latina e Caribe, e do Sul e Sudeste Asiático, além da África.

Segundo o plano dos Estados Unidos, das primeiras 25 milhões de doses, cerca de 7 milhões serão destinadas à Ásia, especialmente à Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Vietnã, Papua Nova Guiné e Taiwan. Cerca de seis milhões irão para a América do Sul, América Central e Caribe, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Guatemala e Haiti.

Cinco milhões de doses foram reservadas para a África e serão distribuídas em coordenação com a União Africana, disse o assessor de segurança nacional Jake Sullivan. “No entanto, os Estados Unidos terão definitiva autoridade para dizer se as doses vão para lá ou para cá”, acrescentou.

Covax já distribuiu 80 milhões de doses

A Índia rapidamente expressou sua gratidão. O primeiro-ministro Narendra Modi disse no Twitter que conversou com a vice-presidente americana Kamala Harris após o anúncio. “Agradeço profundamente a garantia de fornecimento para a Índia como parte da estratégia dos Estados Unidos”, disse Modi.

O diretor-geral da OMS,Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar “muito grato” pelo anúncio de Biden de distribuir doses “para proteger aqueles que estão em maior risco e incentivar outros a fazerem o mesmo”.

Biden disse que as mais de 6 milhões de doses restantes das 25 milhões iniciais serão enviadas diretamente aos países que estão enfrentando surtos ou estão em crise, assim como parceiros e vizinhos, como Coreia do Sul, Canadá e México.

O sistema Covax, fundado pela OMS, busca vacinas suficientes para 30% da população de 92 dos territórios mais pobres do mundo. O custo dos imunizantes é coberto pelos doadores.

O dispositivo já entregou 80 milhões de doses de vacinas anticovid em 127 territórios, sendo que 97% delas são do imunizante da AstraZeneca e o restante da Pfizer/BioNTech.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …