Com síndrome do pânico, Padre Fábio de Melo desabafa: “me escondia debaixo da cama”

(dv) Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo

Há dez dias o Padre Fábio de Melo revelou, nas redes sociais, que está enfrentando a Síndrome do Pânico pela segunda vez. O sacerdote da Igreja Católica contou que, diferente da primeira vez, não superou a doença tão rápido e está fazendo tratamento para cumprir a agenda de compromissos.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ele contou que chegou a ficar trancado em casa por uma semana e se esconder debaixo da cama durante as crises. “Eu tinha sensação de morte, sensação de que alguma coisa de muito ruim estava acontecendo comigo. Eu tinha medo de tudo. Tinha medo das pessoas”, explicou.

O padre lembrou que tinha ido para Fortaleza no final de julho e, durante o pouso, teve um sintoma semelhante ao que já tinha passado. “Ali eu já não senti vontade de sair do avião”, disse.

Na ocasião, ele tomou um medicamento e foi para o hotel. Ao retornar para sua casa todos os sintomas voltaram. “Eu desabei. Às vezes eu me pegava me escondendo debaixo da cama. Tamanho o pavor que eu sentia”, completou.

Muito emocionado, ele contou ainda que nos dias dos ataques de pânico só queria falar com a mãe e que a doença abalou muito sua fé. “Foram dias em que eu decidi tanta coisa dentro de mim. Eu pensei: eu não quero mais ser padre. Eu não tenho mais coragem de enfrentar as pessoas. Não tenho mais condições de ser quem eu sou”, declarou.

Tratamento

Fábio de Melo também comentou sobre o tratamento. Atualmente, ele está fazendo uso de medicamentos e o próximo passo será terapia. “Eu tenho que pensar o tempo todo que vou dar conta. Que isso não é um bicho de sete cabeças. Ajudado pela química que já está no meu organismo. Eu tinha um pouco esse preconceito”, comentou sobre os remédios.

Quando questionado se temia novas crises, ele confirmou. “Eu tenho medo do medo. A gente acaba virando escravo do medo. Tenho muita humildade em dizer que não estou inteiro. Estou trabalhando, mas eu não posso parar. Porque eu tenho consciência que parar hoje significa dar razão à síndrome do pânico e permitir que ela tome conta de mim”, acrescentou.

“Hoje eu estou mais confiante. Retomei essa fé que me move. Se eu já tinha um respeito sobre o sofrimento humano e pelo mistério que é o ser humano. Hoje eu tenho muito mais”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …