Durante a reunião com o Conselho da República, nesta segunda-feira (19), o comandante do Exército, general Villas Bôas, afirmou que é necessário dar aos militares “garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade” no futuro.
O militar fez referência ao fato de, depois da Lei da Anistia, de 1979, ter sido criada a Comissão da Verdade, durante o governo Dilma Rousseff (PT), que investigou casos de tortura e mortes durante o período da ditadura militar. As informações são do blog da Cristiana Lôbo, no G1.
Atualmente, a legislação já prevê que eventuais crimes cometidos por militares em ação de trabalho devem ser tratados pela Justiça Militar. Entretanto, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que é preciso não confundir o papel dos militares em ação no Rio de Janeiro com o papel da polícia.
“Os militares não vão fazer ação que cabe à polícia”, disse ao G1. No caso de pedidos de busca e apreensão, por exemplo, o pedido é feito à Justiça, mas quem executa é a polícia. Para o ministro, há confusão sobre o papel do general Braga Neto, porque ele acumula a função de interventor com a de responsável pela condução da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que está em vigor no Rio desde meados do ano passado.
Sobre eventuais pedidos coletivos de busca e apreensão que serão pedidos à Justiça, Jungmann disse que isso já foi obtido em ações anteriores, inclusive com mandados em aberto. “Mas tudo vai depender da Justiça e é feito com o acompanhamento do Ministério Público”, declarou.
Ciberia // Blog da Cristiana Lôbo - G1 / Revista Fórum
É MUITO FACIL COLOCAR ALGUEM PARA LIMPAR A “MERDA” FEITA POR LONGOS ANOS DA NOSSA “DEMOCRACIA” POR INCOPETECIA E INCAPACIDADE DE ALGUMAS PESSOAS QUE SÓ VISAM SEU “PODER”, SUAS “MORDOMIAS PESSOAIS” DENTRO DA “CORRUPÇÃO” ENQUANTO OS POBRES TRABALHADORES PAGAM SEUS IMPOSTOS EM DIA E COMEM “RESTOS” DEIXANDO PELOS ATUAIS GOVERNANTES INCOPETENTES ( NÃO SÃO TODOS, MAS A MAIORIA QUE COMANDA O PODER). É ISSO AI COMANDANTE, TIRE O SEU A “RETA”, PROCURE OBTER RESPALDOS DENTRO DA LEI COM JUSTIÇA IGUAL PARA TODOS, POIS NO FUTURO O Sr. PODERÁ SE JULGADO E CONDENADO POR SEUS “ATOS” QUANDO O Sr. FIZER A LIMPEZA PARA AQUELES QUE TEM SEUS “RABOS” PRESOS COM O CRIME E A CORRUPÇÃO.
“EXERCITO”, PARA MIM É A SOBERANIA “NACIONAL”, POIS QUANDO SE PEDE AJUDA, TEM QUE SE FAZER O “MELHOR” DENTRO DAS “LEIS”, QUE EMBORA NÃO EXISTEM NESTE PAÍS PARA OS TRABALHADORES PAIS DE FAMILIA, SÓ PARA ALGUNS “COLARINHOS BRANCOS” CORRUPTOS, INCOPETENTES E BANDIDOS.
TODOS TEM O DIREITO DE UMA “SEGUNDA CHANCE”, MAS EU ACHO QUE JÁ ESTRAPOLOU ESSE LIMITE.
O “POVO” ESTA SOFRENDO MUITO, ESTÃO PRESOS EM SUAS CASAS, ESCOLAS, HOSPITAIS, OU MORREM COM UMA BALA PERDIDA “RIDÍCULO ISSO” QUANDO PERFURAM AS PAREDES E AS JANELAS..
CHEGA,, DESCULPE MEU DESABAFO, ESTA DIFÍCIL MESMO.
DESEJO BOA SORTE EM SEU TRABALHO E QUE SEJA JUSTO, PERFEITO E FRATERNAL À TODOS.