Mensagem de “repúdio à impunidade” de comandante do Exército gera polêmica

Tiago Correa / CMM

O general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, usou o Twitter na noite desta terça-feira (3) para declarar repúdio à impunidade no país. Em duas mensagens postadas na rede social, o general diz que a Constituição deve ser respeitada e que o Exército compartilha dos anseios da sociedade.

“Asseguro à Nação que o Exército brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”, escreveu em uma das postagens.

“Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”, completou o comandante.

As publicações geraram diversas outras declarações, também vindas de militares.

De acordo com a Revista Fórum, generais se pronunciaram, também pelo Twitter, endossando Villas Bôas. O general Paulo Chagas, por exemplo, escreveu: “Caro comandante, amigo e líder, receba a minha respeitosa e emocionada continência. Tenho a espada ao lado, a sela equipada, o cavalo trabalhando e aguardo suas ordens!”.

Outros dois generais postaram tuítes no mesmo sentido. “Mais uma vez o Comandante do Exército expressa as preocupações e anseios dos cidadãos brasileiros que vestem fardas. Estamos juntos, comandante!”, postou o general Freitas. “Comandante! Estamos juntos na mesma trincheira! Pensamos da mesma forma! Brasil acima de tudo! Aço!”, escreveu o general Miotto.

Reações

Logo após as declarações dos generais, muitos internautas se manifestaram pela internet. Kennedy Alencar escreveu: “A manifestação do general Villas Bôas é inaceitável na democracia. É pressão indevida sobre Rosa Weber e o Supremo. Ditadura nunca mais”.

Já André Trigueiro postou: “Ministro do Exército se manifestar politicamente pelo Twitter na véspera de um julgamento importante do STF? Se a moda pega, onde isso vai dar? Que cada autoridade cumpra sua função serenamente, de acordo com a Constituição”.

O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também se surpreendeu com as manifestações dos militares. “Isso definitivamente não é bom. Se for o que parece, outro 1964 será inaceitável. Mas não acredito nisso realmente”.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É muito fácil achar inaceitável um pronunciamento do Exercito quando possuímos um salário acima de todas as médias e uma aposentadoria que vai nos garantir uma vida digna . Gostaria de ver achar inaceitável se fosse um assalariado sem garantia nenhuma de uma aposentadoria decente ou um empresário que paga tantos impostos para um governo corrupto e blindado por instituições que detém a palavra final. Vergonha maior para nosso pais não é ter um ex-presidente condenado e ter um STF com sua maioria comprado e incapacitado de ser “JUSTO”.

  2. Quero lembrar a Sra. Carmen Lucia que a intolerância de que ela tanto fala não é em relação à pessoas, partidos ou coisa alguma que o valha, mas é a expressa indignação de toda a sociedade brasileira contra a impunidade, contra as vistas grossas aos crimes e criminosos do colarinho branco, contra a corrupção e principalmente contra as decisões de nossos TRIBUNAIS DE EXCEÇÃO, o STJ, STF e TSE, hoje autênticos portos seguros das quadrilhas, facções e criminosos, que disfarçados de partidos e de políticos, nos governam, ou melhor, nos escravizam.

    Uma pouca vergonha, que na verdade só vem evidenciar que somos governados por um MALDITO TRIUNVIRATO DO MAL: O legislativo, o executivo e o judiciário: O primeiro legisla em favor dos três, o segundo executa em favor dos três e o terceiro dá guarida e proteção aos três. E o povo, os simples mortais, para estes resta trabalhar para sustentar estes três cânceres que escravizam e exploram o País!

  3. Espero que as forças armadas sejam realmente o porto seguro no qual toda a nação aflitamente espera e confia, pois se não houver justiça no julgamento de hoje restará aos militares uma atitude para que este País seja reconduzido a uma verdadeira democracia e não a um estado que exclui e massacra os cidadãos, pois hoje o que temos no País é um estado de exceção, com um executivo, um legislativo e um judiciário como verdadeiros TRIBUNAIS DE EXCEÇÃO. Chega de impunidade!!!.

  4. GENERAL VILLAS BOAS, NINGUEM AGUENTA MAIS ESSE EXECUTIVO, ESSE LESGILATIVO NEM ESSE JUDICIARIO, SOCORRROOOOOOO!!!!! DESGRACADOS ACABARAM COM AS FAMILIAS BRASILEIRAS….SOCORRROOOO!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …